domingo, 24 de novembro de 2013
Campeonato Brasileiro Em Pontos Corridos: Emoções Até O Final
O Cruzeiro já é campeão e o Náutico já está rebaixado. Ponto. Mas, entre o primeiro colocado e o último há dezoito posições instáveis. E o destaque, obviamente, fica para aquelas zonas da tabela de classificação que valem um lugar na mais valorizada competição continental nas Américas e o rebaixamento para a Série B.
Atlético Paranaense (que ainda joga a final na Copa do Brasil), Grêmio, Goiás e Botafogo disputam três - ou duas - vagas na Libertadores. O Vitória também tem chances matemáticas, mas vamos combinar que a essa altura nem o mais macumbeiro dos rubronegros baianos bota muita fé que o clube consiga um lugar no badalado G4. G4 que virará G3, caso um brasileiro vença a Copa Sul-Americana - e a Ponte Preta está muito perto de um lugar na final, com vantagem considerável em relação ao compatriota São Paulo.
Ponte Preta que está com os dois pés na terra, mas tendo diante de si uma montanha encantada e um abismo tenebroso: a Macaca tem chances reais de alcançar uma inédita participação na Libertadores conjuntamente a uma despromoção para a segunda divisão nacional. Vasco, Coritiba, Fluminense, Criciúma, Portuguesa e Bahia também correm perigo. Matematicamente, até o Internacional não escapou - mas deve escapar, porque tem muita gente mais abaixo do Colorado.
Agora veja só alguns dos cruzamentos reservados para essas últimas duas rodadas. Tem confronto direto de objetivos semelhantes e partidas envolvendo equipes em situações antagônicas. Todas com promessa de equilíbrio e emoções, nesse que é um dos torneios mais competitivos do planeta.
Antes, uma olhada na tabela de classificação após 36 rodadas cumpridas.
Penúltima rodada
Ponte Preta e Portuguesa. Somente a vitória interessa aos pontepretanos, enquanto a Lusa tenta sair de Campinas com sua situação definida, sem depender de seu difícil compromisso na rodada derradeira, que será diante do Grêmio (o Tricolor Gaúcho joga por um lugar na Libertadores).
Coritiba e Botafogo. Enquanto o Coxa busca sair da zona de descenso, o Botafogo tenta entrar na zona de classificação para a Libertadores. Empate é resultado que não interessa a nenhum deles. Mas, pior que isso, seria uma derrota. Como jogarão para buscar a vitória?
Grêmio e Goiás. Confronto direto pelo G4 (que pode virar G3). É o exemplo de uma partida onde o empate não é ruim pra ninguém, mas pode ser perigoso para ambos. Ao Goiás, pode custar uma posição-chave na tabela. Ao Grêmio, a necessidade de superar a Portuguesa no Canindé.
Última rodada
Botafogo e Criciúma. Pode ser que o Criciúma vá a campo com sua situação definida (para isso, terá de vencer o São Paulo na rodada anterior). Pode ser que não. O Botafogo, certamente, estará na sedenta disputa por uma vaga na Copa Libertadores da América 2014.
Bahia e Fluminense. Se, na rodada anterior, o Bahia sair vencedor diante do já campeão Cruzeiro (talvez até mesmo com um empate), o jogo muda de cenário. Do contrário, teremos na Fonte Nova um "salve-se quem puder". Há também o risco de o empate beneficiar ambos os times, o que seria péssimo para o futebol. Ou seja, temos de aguardar o desfecho da rodada 37 para dizer o quão dramático será esse confronto de tricolores.
Atlético Paranaense e Vasco. Imaginando que o Atlético não tenha ganho a Copa do Brasil (se faturar, já estará na Libertadores), esse será um jogo de alta dramaticidade, pois ambos os times precisarão somar pontos pelos seus distintos objetivos. Resta saber quantos pontos.
Portuguesa e Grêmio. Há a possibilidade de os dois entrarem em campo com suas situações resolvidas. Há a possibilidade de um estar "na boa" e o outro não. E há o cenário que torna para um e para outro a partida uma questão de "tudo ou nada". A Lusa pela Série A, o Grêmio pela América.
Viu só como um torneio no formato todos-contra-todos em ida-e-volta também reserva fortes emoções até o seu desfecho? E o melhor de tudo: é mais justo que aquele modelo anterior, onde times irregulares podem ser campeões e outros se arrasarem por causa de uma única tarde ou noite ruim.
De resto, que tenhamos ótimos jogos. E bom senso.
Marcadores:
Campeonato Brasileiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Campeonato chega legal do jeito que está na briga pela Libertadores por causa da boa sacada de colocarem a final da Copa do Brasil pra coincidir com o fim do Brasileirão, porque a dúvida sobre quantos e quais times vão se classificar para o torneio continental vai durar por mais tempo desta vez
ResponderExcluirFiz um paralelo de um namoro com a história da renovação do Kleina com o Palmeiras. Agradeço se puder passar lá também! camisa11oficial.blogspot.com.br/2013/11/o-namoro-entre-palmeiras-e-kleina.html