Barcelona e Real Madrid jogaram hoje, domingo eleitoral no Brasil, o clássico espanhol (ou hispânico-catalão, se preferir). Com dois gols pra lá e dois pra cá, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo foram os protagonistas em partida bastante movimentada.
Tudo bem que o Barcelona não desenvolveu aquele estilo de jogo visto tantas vezes com Josep Guardiola, mas Tito Vilanova foi fiel à proposta implementada pelo seu antecessor e a equipe da casa ditou o ritmo dos acontecimentos. Esbarrou num Real Madrid bem postado, que saía em velocidade para os contra-ataques, e que na maior parte do primeiro tempo jogou de igual para igual (sendo inclusive superior em alguns momentos). Na segunda etapa, o Barça sobrou em campo. As maiores chances de desempate deram-se nos minutos finais, em finalizações de Montoya (no travessão) e de Pedro (perto da trave direita). Persistiu o 2a2, onde as alterações de cada treinador talvez possam explicar melhor quem gostou e quem não gostou do resultado: se Vilanova pôs Sánchez no lugar de Fàbregas, Mourinho trocou Di María por Essien...
Assim sendo, os barcelonistas lideram o Campeonato Espanhol (com seis vitórias e esse empate nos sete jogos) e os merengues aparecem em sétimo (três vitórias, dois empates e duas derrotas).
Messi e Cristiano fizeram o que se espera de jogadores de tal quilate. No entanto, a grande jogada da partida foi realizada pelos 90 mil catalães, aos 17 minutos e 40 segundos do primeiro tempo, ao clamarem, em uníssono, pela independência da Catalunha; consciência cidadã que a gente nem sonha em ver por aqui.
ResponderExcluirValeu!
Borogodó Futebol Clube
A manifestação da politizada torcida catalã foi realmente formidável. Nós, brasileiros, temos muito a aprender com o que acontece no gramado e na arquibancada do Camp Nou. Obrigado pelo comentário!
ExcluirAbraços.
Poderia colocar este post no FC Gols?
ResponderExcluirAbraços.
Participe do sexto desafio do Super Quiz:
http://fcgols.blogspot.com.br/2012/10/super-quiz-londres-2012-desafio-6.html