Jogando no estádio dos Aflitos, o Náutico diminuiu sua aflição na Série B brasileira ao vencer o Guarani por 2a0, gols de Derley e Kieza, e saltar para a primeira metade na tabela de classificação, onde figura atualmente na 9ª colocação, após 9 rodadas disputadas. Já o Bugre, que temporada passada jogou a Série A nacional, hoje abre a zona de descenso para a Série C, com 9 pontos ganhos.
O jogo
Ambos os times foram a campo atravessando um momento adverso na temporada: enquanto o Timbu não vencia há 3 jogos, o Alviverde Campineiro não sentia o gosto da vitória há 5 partidas, e estreava técnico novo: Giba. Parte do reflexo disso tudo pôde ser visto pelos muitos erros de passe tanto do Alvirrubro Pernambucano quanto do time visitante. Mesmo assim, logo aos 6 minutos o Náutico conseguiu abrir o placar: após bola levantada na área em jogada de escanteio, a zaga bugrina não foi capaz de afastar a redonda e ela ficou na área pedindo para ser chutada. Pedido atendido por Derley, que mandou pro fundo da rede, abrindo o placar.
Se os jogadores erravam passes, o árbitro baiano Gleidson Santos Oliveira também cometia deslizes, negando penalidade máxima para o Guarani quando Peter puxou Fernandão dentro da área. Não que um erro justifique outro, mas o fato de Gleidson, estreante nessa Série B, ter se equivocado no início do segundo tempo ao negar novo pênalti (dessa vez para os donos da casa), de certa forma amenizou as coisas. Erros à parte, os assistentes atuavam bem, aparentemente acertando todas as marcações que lhes cabiam. E por falar em acerto, aos 9 minutos o Náutico foi impecável quando conseguiu fazer a bola chegar em Kieza após bela troca de passes, finalizada com precisão pelo atacante ex-Fluminense, que dominou no peito e chutou rasteiro, marcando 2a0.
Giba procurava alternativas substituindo jogadores, mas a realidade é que, naquela altura, o Náutico dominava as ações. E não chegou a uma goleada porque o goleiro Émerson não permitiu. Além, também, de alguns novos erros - dessa vez de pontaria.
Após o término da partida, Waldemar Lemos, treinador do Náutico, exaltou a perseverança no trabalho que vem sendo feito (os jogadores foram abraçá-lo na comemoração do 1º gol). Mas chamou mais atenção a serenidade de Giba: perguntado sobre a necessidade de novas contratações num time que trouxe 18 jogadores, o novo comandante disse que o importante era, com o grupo atual, melhorar a performance individual de cada atleta para que isso tenha efeito no jogo coletivo. Sem dúvidas, terá muito trabalho pela frente...
Outros resultados
Bragantino 2a0 Americana
Vila Nova 1a2 Icasa
Boa 0a0 Salgueiro
Ponte Preta 2a1 Goiás
São Caetano 3a3 Sport
Grêmio Barueri 1a0 Vitória
ASA 2a0 Portuguesa
Paraná 3a1 Duque de Caxias
Completam a rodada ABC e Criciúma, que jogam ainda nesse sábado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário