Respeitável público boleiro, aproxima-se o dia 28 de maio de 2011, data da final da Liga dos Campeões da Europa. A tão aguardada partida a ser disputada em Wembley coloca frente a frente os atuais campeões espanhol e inglês, que venceram suas ligas nacionais sem deixar dúvidas de seus méritos.
Embora o momento seja de focar no mais cobiçado torneio europeu, considero interessante relembrarmos como Manchester United e Barcelona faturaram o Inglês e o Espanhol nessa presente temporada.
Começando pelo Manchester, a equipe comandada pelo escocês Alex Ferguson conseguiu a respeitável marca de somar somente quatro derrotas nas 38 rodadas disputadas (para se ter uma idéia, as outras equipes que menos vezes perderam foram Arsenal e Tottenham, com oito derrotas cada). Os times que conseguiram a façanha de superarem o United na "Premiership" foram Wolverhampton, Chelsea, Liverpool e Arsenal.
Já o Barcelona fez ainda melhor que o rival do próximo sábado: não apenas conquistou a liga espanhola como, mais do que isso, segue encantando o mundo ao conservar um estilo de jogo que está levando para a eternidade, sob a batuta de Josep Guardiola, o jeito barcelonista de se praticar o futebol. É bem verdade que a bipolarizada liga espanhola não tem a mesma força do campeonato inglês, mas tudo o que é apresentado pelo "Blaugrana" na Espanha e na Europa não deixa dúvidas de que esse time entra em qualquer competição para encantar e para ser campeão.
Na Liga dos Campeões da Europa, Manchester United e Barcelona lideraram suas chaves na fase de grupos: tanto o United (com Valência, Rangers e Bursaspor no grupo C) quanto o Barça (com Copenhagen, Rubin Kazan e Panathinaikos no grupo D) somaram 4 vitórias e 2 empates.
Na fase oitavas-de-final, o Barcelona fez com o Arsenal o que os amantes do futebol arte podem considerar a final antecipada da competição. Após perder por 2a1 em Londres, o Barça arrancou para a fase seguinte com triunfo por 3a1 dentro de casa. Já o Manchester eliminou o Olympique de Marselha após empatar sem gol na França e vencer dentro de casa por 2a1.
Nas quartas, foi a vez de o United ter um oponente mais complicado pela frente: com vitórias por 1a0 em Stamford Bridge e por 2a1 em Old Trafford, a equipe passou pelo Chelsea. Enquanto isso, o Barcelona passava pelo Shakhtar Donetsk com um agregado de 6a1 (5a1 no Camp Nou e 1a0 na casa do adversário).
Veio a fase semifinal e com ela o aguardado encontro entre Barcelona e Real Madrid. Praticamente sem dar chances ao retrancado adversário, o Barcelona triunfou por 2a0 em pleno estádio Santiago Bernabéu e confirmou a vaga na final com um empate por 1a1 na Catalunha. O Manchester tinha bem menos trabalho para passar pelo surpreendente Schalke 04, repetindo o 6a1 no agregado que o Barça conquistara na fase anterior (2a0 em Gelsenkirchen e 4a1 em Manchester).
Então é chegada a hora de colocar dois gigantes do planeta bola no mesmo terreno. E que terreno! O palco será a lendária Wembley, que testemunhará a consagração de um tetracampeão europeu na noite de sábado. Quem viver, verá.
Prováveis escalações para a partida
Barcelona: Valdés; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Puyol; Busquets, Xavi, Iniesta e Messi; Pedro e Villa. Guardiola.
Manchester: Van der Sar; Fábio, Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Valência, Ji-Sung e Giggs; Rooney e Hernández. Ferguson.
Nome por nome, talvez os times possam ser equilibrados. Mas a forma de jogar e a onipresença de Messi pesam a fvr. do Barça.
ResponderExcluirSaudações
Luiz Fernando Vétere
http://futebronca.com.br