O Uruguai estreou com uma atuação no máximo razoável, empatando sem gol com a França. Na segunda rodada, com Forlán recuado para a função de criar as jogadas de ataque, a equipe aplicou um 3a0 na África do Sul, apresentando bom futebol. Na terceira, bastaria um empate diante do México para assegurar o primeiro lugar no grupo A, mas Luis Suárez fez o gol da vitória por 1a0. Nas oitavas, a equipe passou por alguns apertos na etapa complementar, sendo dominada pelos adversários, mas conseguiu vencer a Coréia do Sul por 2a1. Nas quartas, diante de Gana, o eletrizante lance no último minuto da prorrogação dispensa comentários extras nesse duelo definido nas penalidades.
A Holanda é a única equipe com 100% de aproveitamento: ganhou todos os jogos disputados na competição. Estreou superando a Dinamarca por 2a0, depois venceu o Japão por 1a0 e, já com a classificação assegurada, ratificou a liderança no grupo E ao vencer Camarões por 2a1, em partida que teve como ponto alto a estréia de Arjen Robben, que entrou na segunda etapa e participou diretamente no lance do gol da vitória. Nas oitavas, vitória por 2a1 sobre a Eslováquia na estréia de Robben entre os "onze iniciais". Nas quartas, vitória por 2a1, dessa vez de virada, no duelo com o Brasil.
Uruguai e Holanda se encontraram apenas uma vez na história das Copas. Foi na edição de 1974, quando a Laranja Mecânica encantou o mundo com o "Carrossel Holandês". Naquele 14 de junho, em Hannover, vitória holandesa por 2a0, gols de Nicolaas Johannes Rep. Por sinal, o técnico uruguaio Oscar Tabárez deu uma bela declaração em entrevista realizada ontem, quando sintetizou uma comparação daquela Holanda com a atual.
"Em 98, trabalhava para a Fifa e tive a honra de conhecer Rinus Michels. Ele me disse: 'Nós holandeses não sentimos o futebol se não for atacando'. Essa seleção atual mantém isso, mas agregou uma preocupação defensiva. Me disseram que criticam esse time em seu país, mas a verdade é que eles se adequam bastante ao futebol dos nossos tempos", elogiou Tabárez.36 anos depois, o encontro de Copa entre essas seleções vale uma vaga na decisão do torneio. O Uruguai tem diversos desfalques para a partida, alguns deles significativos: Diego Lugano, Diego Godín e Nicolás Lodeiro estão machucados, enquanto Jorge Fucile e Luis Suárez cumprem suspensão. A Holanda terá de lidar com as ausências de dois jogadores que receberam o segundo cartão amarelo: Gregory van der Wiel e Nigel De Jong. A boa nova para os comandados de Bert van Marwijk é que o zagueiro Joris Mathijsen recuperou-se da lesão que o tirou de ação para a partida com o Brasil.
Que seja um grande jogo de futebol e que avance o melhor!
Pitaco básico: 3a1 Holanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário