segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sob Chuva No Engenhão, Fogão Vence Furacão No Brasileirão

Diante de mais de 26.000 presentes no estádio Engenhão, o Botafogo confirmou o favoritismo diante do Atlético Paranaense e venceu a partida por 2a0 (gols de Antônio Carlos, ex-jogador do "Furacão", e Sebastián "El Loco" Abreu, que nessa segunda-feira celebra aniversário de 35 anos). A equipe comandada por Caio Júnior segue firme na disputa pelo título, e pode assumir a liderança na quarta-feira em caso de vitória sobre o Santos. Em 18º lugar, o Atlético não terá facilidades na tentativa de se manter na Série A.

O jogo

O Alvinegro começou melhor, tomou a iniciativa e conseguiu em alguns momentos sufocar o oponente. Com dez minutos, o atacante argentino Germán Herrera emendou bonito chute próximo à marca do pênalti e só não estufou a rede porque o goleiro Renan Rocha conseguiu linda defesa ao saltar para a esquerda. Seis minutos depois, Renato cobrou falta pelo lado esquerdo e o zagueiro Antônio Carlos mostrou seu faro de goleador, antecipando-se a Renan Rocha e cabeceando para abrir a contagem.

Em vantagem no placar, a intensidade do Botafogo diminuiu - o que não se justifica. Comandados pela experiência de Paulo Baier (que cadenciava o jogo e cavava faltas sempre que possível), o Rubronegro Paranaense ia chegando ao ataque com maior freqüência. E teve grande chance de empatar o jogo aos quarenta e cinco minutos: o atacante uruguaio Santiago Damián "El Morro" García (que teve flagrada presença de cocaína em exame antidopagem quando atuava no futebol uruguaio) pegou sobra de bola em liberdade na área, ficou de frente com o goleiro Jéfferson, chutou rasteiro, mas o arqueiro botafoguense e da seleção brasileira rebateu magnificamente com a perna direita.

Antônio Lopes resolveu aumentar a experiência no meio-campo e voltou para o segundo tempo com Cléber Santana no lugar de Renan Foguinho. Com a marcação mais adiantada que na etapa inicial, o Atlético parecia com maior ímpeto de chegar ao empate. Sem conseguir encaixar um contra-ataque e vendo o adversário subir de produção, Caio Júnior optou por colocar Felipe Menezes no lugar de Germán Herrera, que saiu aplaudido. Maicosuel e Elkeson seguiam atuando num nível abaixo ao que se espera deles, e o jogo seguia aberto. Aos vinte e nove minutos, Marcinho passou para Adaílton (que entrara no lugar de "Morro" García) e o atacante parou em nova defesa de Jéfferson. Cinco minutos mais tarde, o zagueiro Manoel derrubou Antônio Carlos numa disputa de bola pelo alto após levantamento de Felipe Menezes. Nielson Nogueira Dias, que tinha atuação bastante irregular e irritava os torcedores alvinegros, dessa vez marcou penalidade máxima no lance. Coube a Sebastián "El Loco" Abreu convertê-la e confirmar a vitória, para alegria nas arquibancadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário