quarta-feira, 1 de agosto de 2012

De Três Em Três, O Brasil Enche O Balaio

A trajetória da seleção brasileira masculina de futebol nas Olimpíadas de Londres cumpriu bem a sua primeira etapa: com três vitórias em três partidas, a equipe avançou para a fase quartas-de-final, marcando três gols em cada jogo disputado na fase de grupos (começou sofrendo dois do Egito, depois levou um da Bielorrússia e por fim terminou a partida sem ser vazada perante a Nova Zelândia).

Diante dos neozelandeses, a construção dos 3a0 foi relativamente tranqüila, em partida onde ficou evidente que Lucas não pode, em hipótese alguma, ser reserva de Hulk. Mesmo com Neymar tendo atuação menos acesa que no jogo anterior, a seleção chegou aos gols naturalmente e raramente teve sua meta colocada em risco.

Diante de um adversário bastante retraído, o Brasil abriu a porteira na defesa dos All Whites após marcar o primeiro gol: aos vinte e dois minutos, Danilo se apresentou no ataque, tocou para Leandro Damião e o centroavante do Internacional fez muito bem o papel de pivô, recebendo na meia-lua e tocando no espaço vazio para Danilo, que entrou na área e, perto da marca do pênalti, concluiu ao gol. 1a0 no placar.

Seis minutos depois, Damião foi à rede após bela jogada pela esquerda: Marcelo tocou de letra para Alex Sandro e deste saiu cruzamento rasteiro, completado pelo camisa nove. Na comemoração, Damião fez questão de apontar para o autor da assistência, mostrando maturidade.

No segundo tempo, um gol aos seis minutos deu números finais: Marcelo cobrou falta pela esquerda, Damião não alcançou a tentativa de cabeceio e Sandro, no segundo poste, completou.

A Nova Zelândia, que tinha no ataque um camisa nove que atuou na Copa do Mundo 2010 (Shane Smeltz), não ofereceu grande perigo ao time comandado por Mano Menezes. Tudo leva a crer que as dificuldades irão aumentar a partir de agora, com adversários mais qualificados pelo caminho. Nessas ocasiões, é bom ficar atento e não repetir erros vistos até aqui, como por exemplo o gol perdido por Neymar em lance sem goleiro e a expulsão de Alex Sandro pelo segundo cartão amarelo. Continuaremos no estádio St. James Park, em Newcastle, aguardando o oponente das quartas. Oponente maior que, a meu ver, talvez sejamos nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário