domingo, 6 de fevereiro de 2022

Senegal Pára No Goleiro Gabal Mas, Nos Pênaltis E Com As Bênçãos De Mané, Conquista Título Continental

Pela primeira vez na história, Senegal faturou o título na Copa Africana de Nações. E a conquista veio da forma mais dramática possível, com vitória somente na disputa por penalidades diante do Egito, maior vencedor do torneio, com sete troféus continentais.

O jogo na capital camaronesa Yaoundé começou eletrizante e deu pinta de que já poderia ter o placar inaugurado logo no início, quando foi marcado pênalti a favor de Senegal com menos de cinco minutos no relógio. Mas a partir daquele momento, já começaria a brilhar a estrela daquele que veio a ser o melhor jogador em campo: o goleiro egípcio Mohamed Abou Gabal. Após Mohamed Salah cochichar alguma coisa antes da cobrança de Sadio Mané (lembrando que Salah e Mané são companheiros de clube, o Liverpool), Gabal ainda viu Mané apontar - talvez sarcasticamente -  para o lado esquerdo de sua meta. Gabal saltou para a direita e interveio brilhantemente ao evitar que o chute forte do camisa dez senegalês estufasse a rede, desviando para escanteio. 

Ainda no primeiro tempo, Abou Gabal voltou a ser protagonista ao esbanjar precisão no tempo de bola e fazer uma intervenção praticamente colada às chuteiras do adversário. As chances claras de gol eram escassas, mas as principais delas eram organizadas pelos senegaleses. Só que o desfecho dos lances era quase sempre o mesmo: defesa de Gabal para salvar os egípcios.

Na prorrogação, o Egito até teve uma boa chance com Mahmoud Trézéguet, mas quem brilhou dessa vez foi o outro goleiro de camisa dezesseis, Édouard Mendy, que espalmou por cima do travessão o remate forte que veio em sua direção.

O destino era de fato e de direito a disputa por pênaltis. E nela, acabaram desperdiçando Mohamed Abdelmonem (carimbando a trave direita), Bouna Sarr (que parou na muralha denominada Gabal) e Mohanad Lasheen, que chutou mal e facilitou a vida de Mendy.

Melhor nome não havia para sacramentar a inédita conquista senegalesa: Mané. Ele chutou no canto direito, Gabal novamente acertou o lado (somente uma vez ele escolheu o canto oposto ao da cobrança) e o resto foi festa de um país que pela primeira vez sente o sabor do título na Copa Africana de Nações.

Detalhe: já no mês de março, Egito e Senegal voltam a se enfrentar em um confronto de ida e volta valendo vaga na Copa do Mundo de 2022.

Senegaleses comemoram: após zero a zero no tempo regulamentar e na prorrogação, equipe triunfou por quatro a dois nos pênaltis e garantiu o inédito título continental. Foto: Charly Triballeau / AFP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário