domingo, 3 de julho de 2011

Marcelo Elizaga Salva A Pátria Equatoriana

Nada de gol na primeira rodada pelo grupo B na Copa América 2011. Se na partida entre Brasil e Venezuela foram diversos os fatores para o placar seguir inalterado (vide postagem), no encontro entre Paraguai e Equador houve um personagem preponderante para que a rede não balançasse: o goleiro equatoriano Marcelo Ramón Elizaga Ferrero, de 39 anos de idade e vinculado ao Deportivo Quito. A julgar pelo desempenho de ambas as equipes - principalmente a paraguaia -, a missão brasileira de passar de fase não será nada fácil.

O jogo

Admirador confesso do técnico Marcelo "El Loco" Bielsa, o também argentino Gerardo Martino honrou a alcunha de discípulo de seu compatriota: armou um Paraguai solto, arisco, envolvente, dinâmico e buscando o ataque a todo momento. Com uma dupla de ataque que se movimentava bastante - Lucas Barrios por ambos os flancos e Roque Santa Cruz mais pela zona central - e com as constantes aproximações de outros jogadores (Édgar Barreto, Néstor Ortigoza e Marcelo Estigarribia pareciam incansáveis indo e voltando ao ataque), o time paraguaio foi envolvendo o Equador com relativa naturalidade. Mas os comandados de Reinaldo Rueda também mostravam seus recursos, encaixando contra-ataques velozes (como um aos 21 minutos, quando "Chucho" Benítez passou como quis por Paulo da Silva, driblou também o goleiro Justo Villar, mas ficou sem ângulo para a finalização) e soltando chutes na maioria das vezes muito bem direcionados, principalmente quando saíam dos pés de Segundo Castillo.
Antes do final do primeiro tempo, uma contusão em Barreto forçou a primeira substituição paraguaia. Dizem que "há males que vêm para o bem". E acho que esse dito popular foi encarnado pela entrada de Enrique Vera aos 38 minutos: o meio-campista conseguiu se sair ainda melhor que o camisa 8, dando maior movimentação ao time e parecendo desdobrar-se dentro de campo ao desempenhar com maestria a função de proteger a defesa e sair para o jogo com notável qualidade. Foi no embalo da boa atuação de Vera que o Paraguai passou a dominar a partida no segundo tempo, contando com a subida de produção de Estigarribia para fortalecer as jogadas pelo lado esquerdo. Mas bastou um atleta equatoriano para frustrar a tentativa paraguaia de chegar à vitória: o arqueiro Elizaga. Se na primeira etapa o camisa 1 já havia realizado grandes defesas (aos 12 minutos pegou chute de Barreto dado praticamente da marca do pênalti, após linda jogada individual de Estigarribia, e aos 18 minutos foi buscar finalização de Ortigoza dada da pequena área no canto esquerdo), na etapa complementar Elizaga foi ainda mais espetacular ao conseguir catar um cabeceio certeiro de Roque Santa Cruz no canto esquerdo, após nova linda jogada de Estigarribia. Em outras palavras, se foi um pecado o Paraguai não conseguir chegar ao gol da vitória, por outro lado foi muito bacana ver o poder que tem uma atuação impecável de um goleiro em simplesmente salvar a equipe da derrota. Deu gosto de ver.
Marcelo Elizaga em ação durante a partida entre Paraguai e Equador: aos 39 anos de idade, arqueiro equatoriano foi decisivo para a manutenção do 0a0 com uma performance irretocável.

Um comentário:

  1. Provavelmente vimos a maior atuação de um goleiro na edição 2011 da Copa América. Contei três defesas salvadoras, não parece um número tão elevado, mas o grau de dificuldades dessas defesas fizeram o arqueiro equatoriano ser o melhor em campo. É bom o Brasil abrir o olho, imagina só ser eliminado na primeira fase da Copa Ameérica?

    www.oscraquesnarede.blogspot.com Abraços futebolísticos

    ResponderExcluir