domingo, 15 de agosto de 2021

Son Decide E Tottenham Carimba A Faixa Do Atual Campeão Na Estreia

Mal começou e o Campeonato Inglês já vem proporcionando partidas interessantíssimas. Depois da goleada do Manchester United sobre o Leeds United na data de ontem, hoje foi a vez de um jogão de bola entre Tottenham Hotspur e Manchester City, também pela primeira rodada. 

Mesmo com o estádio do Tottenham lotado, o City de Josep Guardiola fez aquilo que melhor sabe fazer: impôs seu jogo. Frequentando o campo de ataque, rodando a bola e acionando seus jogadores mais criativos, a equipe chegou perto de abrir a contagem. Entre as principais chances perdidas, destaque para uma com João Cancelo e outra com Riyad Mahrez. Houve também um quase-gol de Fernandinho, que se antecipou a Hugo Lloris mas cabeceou para fora.

Nuno Espírito Santo, que vinha de uma boa passagem como técnico do Wolverhampton Wanderers fazia sua estreia no Spurs. E, após passados os sustos nos quinze ou vinte minutos iniciais, sua equipe equilibrou as ações e passou a conseguir ter um respiro ao aumentar o tempo de posse de bola e afastar a redonda da sua própria área.

Se o Tottenham "sobreviveu" ao primeiro tempo, depois do intervalo a equipe passou a efetivamente jogar futebol. E o prêmio veio aos nove minutos: em contra-ataque digno de tutorial, Lucas Moura rapidamente deu uma puxada acionando Steven Bergwijn e o holandês arrancou em velocidade, passando na direita para o sul-coreano Son Heung-Min. E o que o camisa sete fez na sequência do lance foi das coisas mais bonitas da partida: ele encarou a marcação de Nathan Aké, trouxe para a perna esquerda e descolou chute preciso, rasteiro, cruzado, mandando no canto direito de um Ederson que se limitou a acompanhar a trajetória da bola desde os pés de Son até a rede.

Tottenham comemora o gol de Son, que pede calma: sul-coreano jogou muita bola. Imagem extraída de Agencia Peruana de Noticias.

 

Com a marcação encaixada e o contra-ataque funcionando, o Tottenham quase ampliou em novo lance envolvendo Lucas, Bergwijn e Son, só que dessa vez a finalização coube a Bergwijn, que mandou à direita da meta.

Guardiola precisava encontrar alternativas, e uma que melhorou sensivelmente a equipe foi a entrada de Gabriel Jesus no lugar de Raheem Sterling. Talvez naquela que foi a melhor participação de Jesus no jogo, o brasileiro passou na medida para o estreante Jack Grealish chutar firme, parando em defesa de Lloris. Grealish imediatamente se desculpou com os companheiros que fechavam no meio da área e agradeceu o companheiro pelo passe.

Mais tarde, com a entrada de Kevin De Bruyne, o City ficou ainda mais intenso no último terço de campo. O próprio belga protagonizou ótima oportunidade, quando chutou de fora e viu Lloris tirar com os punhos cerrados ao saltar para o canto esquerdo.

No final, manteve-se o um a zero para sacramentar a vitória dos donos da casa, que aparentemente terão com Nuno Espírito Santo uma nova alma, exorcizando o legado defensivista deixado pelo também português José Mourinho. Bom para o Tottenham. Melhor ainda para o futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário