quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Emoção Pouca É Bobagem: O Sucesso Dos Pontos Corridos

Desde muito tempo - talvez desde sempre - me posiciono favorável à disputa do Campeonato Brasileiro através do formato liga. Colocar todos os participantes para se enfrentarem dentro de casa e fora dela me parece a fórmula mais justa para se apontar qual a melhor equipe na competição.

Quando a CBF finalmente trocou o método de disputa eliminatório pelo atual (e isso data de menos de uma década), muita gente reclamava. E o argumento era basicamente um: emoção. Defendiam que somente um torneio com finais, semifinais e afins poderia reservar momentos eletrizantes ao espectador. Pergunto: será que eles conservam essa opinião? A julgar pela sensacional disputa pelo título nacional, por vagas na Copa Libertadores e pela manutenção na Série A em 2012, emoção é o que menos falta nesse Campeonato Brasileiro por pontos corridos.

Ainda há muito o que ser melhorado, como por exemplo o monopólio da televisão que coloca horários ora esdrúxulos, ora desumanos, ora as duas coisas para a realização das partidas. De toda forma, conseguimos estabelecer no Brasil um campeonato em ida-e-volta onde todos enfrentam todos, com dezenove partidas com mando de campo e outras dezenove na condição de visitante. Um avanço em relação àqueles tempos onde um time que liderava o campeonato podia perder qualquer chance de título se estivesse numa tarde/noite infeliz. Numa única tarde/noite.

Na Série A nacional deste ano, temos vinte clubes participantes - quantidade que vem sendo mantida e que se repetirá pelo menos até o ano que vem. Particularmente, acho um número razoável, mas questiono veementemente o mecanismo de rebaixamento para a Série B: entendo que a queda do 17º colocado soa como um exagero (quatro clubes caindo representa 20% do total de participantes, percentual que pode ser considerado elevado sobretudo num torneio marcado pela competitividade).

No momento dessa presente postagem, foram disputadas 33 rodadas, ou seja, faltam 5 jornadas para o encerramento do torneio. Matematicamente, onze (eu disse onze!) equipes têm chance de título. Porém, os mais sensatos torcedores de Grêmio, Coritiba, Santos, São Paulo e Internacional já devem ter "jogado a toalha" quanto às chances de levantar o troféu. Ao que tudo indica, o caneco desta edição ficará entre Corinthians (atual líder, com 58 pontos), Figueirense (atual 6º colocado, com 53) e os quatro representantes cariocas - Vasco (58), Fluminense (56), Botafogo (55) e Flamengo (também 55 pontos ganhos). E se o assunto for Libertadores, cabe adicionar pelo menos dois times na acirrada disputa, pois Inter e São Paulo estão nesse momento a apenas quatro e cinco respectivos pontos de distância da zona que leva à mais badalada competição de clubes das Américas.

E se emoção pouca é bobagem, a parte de baixo da tabela também promete um desfecho eletrizante. Ninguém está matematicamente rebaixado, e, embora América e Avaí estejam em situações complicadas, Atlético Paranaense e Cruzeiro podem deixar a zona indesejável a qualquer momento, já que estão nesse instante a um ponto do Ceará, 16º colocado. E deste para o 13º colocado, o Palmeiras, a diferença está em seis pontos.

E se formos falar de Série B, a disputa também se mantém ponto a ponto (exceções para a líder absoluta Portuguesa, campeã antecipadamente, e para o lanterna Duque de Caxias, que há três rodadas do fim já sabe que não sairá da última posição). Náutico (com 62 pontos) e Ponte Preta (com 59), estão muito próximos de retornarem à Série A. Mas a quarta vaga está tão concorrida que fica difícil - e até inviável - traçar qualquer prognóstico. O atual 4º colocado é o Bragantino, que está com 55 pontos. No seu encalço, aparecem Vitória (54), Americana (53), Sport (52), Goiás (51), Criciúma (51) e Boa (50 pontos ganhos). Subir pra Série A brasileira tá mais concorrido que muito concurso público! E, para evitar o descenso, o ASA (17º colocado com 42 pontos ganhos), precisará ultrapassar pelo menos um adversário. Os mais próximos da equipe alagoana são Icasa (com 43 pontos), São Caetano (com 44), Paraná (46) e Guarani (também 46). Agora vá perguntar para os torcedores de ABC e Grêmio Barueri se eles estão sossegados com os 47 pontos de seus times...

Aguardemos os próximos capítulos desta(s) história(s) de 38 episódios. No roteiro, não há espaço para todos terem um final feliz. Mas emoção, certamente, não faltará.

Um comentário: