sábado, 5 de novembro de 2011

Figueirense Continua Ascenção E Desbanca Botafogo No Engenhão

Um bonito gol de Júlio César aos cinco minutos de partida decretou a alegria catarinense e a tristeza carioca no duelo alvinegro realizado na noite deste sábado, no estádio Engenhão. Melhor para o Figueirense, que engata a quinta vitória consecutiva, chega a doze partidas de invencibilidade e entra, pelo menos provisoriamente, na zona de classificação para a próxima edição de Copa Libertadores da América. Ao Botafogo, ficou mais difícil alcançar a liderança: a equipe está três pontos atrás dos também alvinegros Vasco e Corinthians, que entram em campo nesse domingo.

O jogo

A equipe comandada por Jorginho manteve-se bem postada no gramado desde o início de partida e, para melhorar ainda mais a situação, encontrou do outro lado um Botafogo descaracterizado: é que o treinador Caio Júnior, sem mais nem menos, optou por começar o jogo com o volante Léo em vez de utilizar o atacante argentino Germán Herrera. Se a idéia era povoar o meio-campo e fortalecer o setor, na prática deu tudo errado. O Figueirense levava vantagem na maioria das sobras de bola e tinha bastante campo para trocar passes. E o Botafogo, sem Herrera, tinha dificuldades de fazer uma aproximação com "Loco" Abreu, que desde 2010 vem fazendo uma parceria bem-sucedida com o camisa 17, estranhamente barrado.

O gol catarinense e, sobretudo, a fraca atuação botafoguense atestavam que a escolha de Caio Júnior foi pra lá de infeliz. A torcida entoou o nome de Herrera desde o primeiro tempo e eis que o argentino foi colocado no intervalo, substituindo o próprio Léo (que não teve atuação das piores, faça-se justiça). Apesar de o Botafogo ter conseguido estabelcer uma pressão considerável nos primeiros minutos da segunda etapa, o Figueirense soube resistir e garantiu mais essa vitória - foi o primeiro revés do Botafogo atuando no Engenhão nesse Campeonato Brasileiro, o que valoriza o feito catarinense. As hostilidades da torcida botafoguense (eram cerca de 25.000 presentes) nos minutos finais são um indicativo de que a semana do clássico com o Vasco deverá ser sob um clima pesado. Resta saber como o elenco e o treinador irão reagir. Uma coisa parece certa: essa derrota abalou a confiança da torcida nas possibilidades de título brasileiro.

2 comentários:

  1. Se o Botafogo vencesse, disputaria o título com Corinthians e Vasco pau a pau, e como sou palmeirense, obviamente estava torcendo pro Fogão, mas to achando legal essa campanha do Figueira, e gostaria de vê-los na Libertadores, rs.

    COMENTAE!
    kaique.voceabolaeeu.com

    ResponderExcluir
  2. http://britfoot.blogspot.com/2011/11/verdadeiro-ou-falso-10.html

    ResponderExcluir