quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Vasco É O Time Da Virada

Se a alegria oferecida pelo carnaval foi ampliada para alguns, para outros a quarta-feira foi de cinzas. Vasco e Flamengo duelaram pela semifinal na Taça Guanabara 2012 e, mesmo após ver o adversário abrir o placar logo com dois minutos de jogo, o Clube da Colina conseguiu reverter a situação e garantiu a classificação para a final do torneio com uma virada por 2a1.

O sabor da vitória foi ainda mais especial para os vascaínos no sentido de que a equipe estava há oito jogos sem vencer este adversário (com direito a cinco empates nesse período). Na atual temporada, o time comandado por Cristóvão Borges venceu todos os oitos jogos disputados no Campeonato Estadual Fluminense, tendo sido derrotado somente em sua partida de Copa Libertadores da América (2a1 para o Nacional, em São Januário). Agora, o Vasco aguarda o vencedor do Clássico Vovô para conhecer o adversário na decisão da Taça Guanabara.

O jogo

A bola que Vágner Love recebeu de Deivid aos dois minutos de jogo na intermediária de ataque e a liberdade que o camisa 99 teve para conduzí-la até a proximidade da área adversária talvez seja um indicativo da falta de atenção do sistema defensivo oponente. Ou então, atenção até demais, só que em jogadores como Ronaldinho Gaúcho, que puxou a marcação para si e permitiu que o companheiro pudesse achar espaço para chutar ao gol. E a finalização de Love foi certeira, de perna esquerda, sem dar chance para intervenção de Fernando Prass.

O gol parece que atordoou o time do Vasco, que tinha dificuldades em sair para o jogo com a mesma desenvoltura que a equipe comandada por Joel Santana. Só que nem precisava dessa desenvoltura para chegar ao gol de empate: aos catorze minutos, Juninho Pernambucano chutou de longa distância, a bola teve sutil desvio no percurso, quicou antes de chegar no goleiro Felipe e foi concedido rebote nos pés de Alecsandro, que completou pra rede. 1a1 no placar.

O jogo passou a ficar equilibrado e novas chances claras foram vistas no primeiro tempo. Se Felipe e Prass conseguiram defender chutes de Juninho e Deivid aos 33 minutos, o mais incrível aconteceria dois minutos mais tarde: Thiago Feltri perdeu disputa de bola com Leonardo Moura, o lateral rubronegro foi até a linha final e passou rasteiro para o miolo da pequena área. Não havia goleiro (a bola passara por ele), não havia marcação (Deivid estava livre), não havia praticamente qualquer obstáculo para que a partida fosse desempatada naquele momento. Quer dizer, havia uma coisinha: o próprio Deivid. O camisa 9 conseguiu a proeza de acertar a trave direita numa situação onde a baliza estava escancarada diante de seus olhos.

As últimas chances de mexer no placar antes do intervalo foram vascaínas, mas uma defesa de Felipe em chute de Juninho (novamente desviado) e um cabeceio de Diego Souza para fora mantiveram o resultado de 1a1. O segundo tempo teve intensidade de ambas as partes, mas pouca criatividade. Uma grande chance ocorreu aos dezenove minutos, mas Love chutou na parte externa da rede. Quem não desperdiçou foi Diego Souza: aos trinta e dois minutos, o camisa dez pegou rebote concedido por Felipe e, de cabeça, mandou pra rede. Um parêntese sobre o goleiro aniversariante Felipe e suas bolas rebatidas: creio que o arqueiro deva se conscientizar que há momentos em que é melhor "sair mal na foto" do que enviar a bola artisticamente para o domínio de um adversário. Não foi o caso específico nesse segundo gol, mas é algo que vejo acontecer vez ou outra com um goleiro que, mesmo bem posicionado e em situação onde pode encaixar a bola ou simplesmente encaminhá-la para a linha-de-fundo, prefere fazer movimentos espalhafatosos.

Em desvantagem no placar, Joel tirou um de seus três volantes (escolheu Aírton para sair) e colocou o avançado Negueba. O Vasco portou-se bem na defesa e conseguiu manter a vantagem no placar, selando o fim de uma seqüência sem vencer o adversário e mantendo-se com 100% de aproveitamento no Estadual 2012.

Um comentário:

  1. Soham,
    acho que foi o melhor jogo até agora nesse ano. Um primeiro tempo muito bom e um segundo emocionante.

    eu não sei se Vasco mereceu a vitória pelos seus atos, mas vence quem faz o gol, e é isso o que importa.

    O que jogou o Dedé foi uma barbaridade!!!!

    E como não falar de Deivid? Incrível, inacriditável!!!! mas faz parte e são coisas que acontecem, se faria diferença ou não no resultado final pouco importa, fica no campo do "se", e isso não vale nada. Pra mim o Vasco é o favorito para o título.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir