domingo, 29 de julho de 2012

Botafogo Vence Figueirense, Mas Atuação Não Convence

E foi colocado um ponto final na seqüência de partidas sem vitórias no Botafogo: após quatro rodadas sem vencer (dois empates sem Seedorf e duas derrotas com a presença do holandês em campo), o clube de General Severiano superou o Figueirense e pôde celebrar a conquista de três pontos, encurtando para seis a distância para a zona de classificação direta para a próxima edição de Copa Libertadores da América (o Fluminense é o terceiro colocado com vinte e seis). Já a equipe catarinense, que estreou no Campeonato Brasileiro 2012 com vitória e depois disso não venceu mais, continua na lanterna, a cinco pontos da primeira equipe fora da zona de descenso (o Santos aparece em décimo sexto lugar, com treze).

O gol de Andrezinho foi o primeiro do Botafogo após três jogos seguidos sem marcar uma única vez - e olha que a equipe tinha o ataque mais positivo na competição até algumas rodadas atrás. O Figueirense, com essa derrota, passou em branco pela terceira vez consecutiva, somando cinco rodadas sem pontuar.

O jogo

Foi num gramado degastado e para um público pequeno que Botafogo e Figueirense atuaram no Engenhão na noite de sábado. Os donos da casa foram para o jogo com modificações táticas, atuando com um meio-campo sem nenhum jogador especialista em marcação, com Renato, Fellype Gabriel, Andrezinho e Clarence Seedorf compondo o setor - Elkeson atuou no ataque, formando dupla com Rafael Marques. A equipe visitante, mesmo desfalcada de três homens de frente considerados titulares ("Loco" Abreu, Caio e Júlio César), acabou dando muito trabalho ao sistema defensivo botafoguense, tendo as maiores chances de abrir o placar no primeiro tempo.

Fábio Ferreira passou a ser vaiado após cometer seu segundo grande erro na defesa e o zero a zero persistia basicamente devido às atuações do goleiro Jéfferson e do zagueiro Brinner, que fazia ótima partida (Antônio Carlos, titular na posição, cumpria suspensão). Aos 42 minutos, o Botafogo teve grande oportunidade de marcar o primeiro gol, mas a finalização cruzada de Elkeson bateu caprichosamente na trave direita e não entrou.

A única modificação para a etapa complementar ocorreu no Botafogo, com Oswaldo de Oliveira trocando Rafael Marques por Vítor Júnior. Embora tomasse a iniciativa e trabalhasse mais a bola, o time da estrela solitária não conseguia envolver a equipe adversária e tinha dificuldades na criação de jogadas, apesar de toda a lucidez de seu ótimo camisa dez holandês. Aos catorze minutos, porém, a sorte sorriu ao Botafogo: Andrezinho recebeu em velocidade, partiu com a bola dominada e chutou - o remate desviou na marcação e teve o rumo alterado o suficiente paa enganar o goleiro Ricardo, indo parar na rede. 1a0.

Mais leve em campo, o Botafogo melhorou no jogo. Mas não o bastante para impôr uma superioridade que fizesse a equipe merecer o segundo gol. Aos trinta e dois minutos, um carrinho de Pablo em disputa de bola com Elkeson rendeu o segundo cartão amarelo ao jogador do Figueirense e permitiu ao Botafogo jogar em vantagem numérica. Só que a equipe praticamente não usufruiu dessa suposta vantagem: no minuto seguinte, Vítor Júnior tentou pegar um rebote na área colocando a mão na bola, também sendo expulso pelo segundo cartão amarelo. O final de jogo foi eletrizante, com o Figueirense atuando basicamente no campo ofensivo e pressionando o time da casa. Aos quarenta e cinco minutos, Aloísio recebeu livre de marcação, avançou dando pinta de que empataria a partida, mas Jéfferson e Brinner intervieram de maneira providencial, salvando a equipe e promovendo a primeira vitória sob a batuta de Seedorf.

2 comentários:

  1. Não convenceu mesmo...e nem podeira. Osvaldo inventa. Elkwson não é atacante e sequer tem vaga no time. Rafael Marques é piada de mal gosto. E o meio não encaixou. É notório que Seedorf deve vir de trás com a bola dominada.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho ruim o rendimento de Elkeson como atacante. Quanto ao Rafael Marques, acho melhor não tirar uma conclusão ainda, já que ele acabou de chegar ao clube. O fato é que há muito o que melhorar no Botafogo, tanto para infiltrar na defesa adversária quanto para manter a zaga da equipe protegida.

      Excluir