quarta-feira, 13 de março de 2013

Mesmo Jogando Em Casa, Caracas Vence O Grêmio

Quando dizem que o grupo oito na Copa Kevin Libertadores da América 2013 é um negócio difícil de explicar, não estão exagerando. Antes eram as seguidas vitórias dos visitantes (incluindo um triunfo do Huachipato em Porto Alegre) e, mais recentemente, depois de o Grêmio aplicar 4a1 no Caracas, vem a partida entre os dois em território venezuelano. Nova vitória gremista? Nada disso: deu Caracas, 2a1, de virada.

A partida começou movimentada, com dois times ágeis na transição. Esbarravam mais no gramado esburacado do que na marcação adversária. Aos dezesseis, porém, a jogada gremista veio pelo alto: André Santos cruzou e Elano, livre, leve e solto, cabeceou sem sequer precisar saltar do solo. 1a0 Grêmio, em lance onde o sistema defensivo dos donos da casa falhou quase que completamente: Sánchez marcava Barcos e Vargas ao mesmo tempo enquanto Carabalí apenas assistia a bola chegar até Elano. Facilitou demais as coisas pro time brasileiro, mas não tira o mérito do cruzamento de André Santos.

O time vinho era esforçado pra Caracas e conseguiu superar suas limitações em lance de bola parada: falta cobrada na barreira e, na sequência, chute certeiro de Louis Ángelo Peña Puentes. Era o empate nos acréscimos.

Na segunda etapa, o rendimento do Grêmio caiu. Mas caiu de tal forma que até o empate era colocado em risco. Ainda mais quando se desperdiça um contra-ataque como o que Vargas e Barcos avançavam com somente um adversário na marcação - no lance, o chileno passou errado e o goleiro Baroja ficou com a bola.

Zé Roberto se destacava mais pelo fôlego de passar por todas as partes do campo do que pelo poder de criação. Longe de uma atuação decepcionante, pois foi ele um dos melhores jogadores na partida, mas talvez a mística das estatísticas sugerisse uma atuação mais decisiva (Zé é o maior goleador que o Caracas conhece na Libertadores, já tendo sofrido cinco gols do gremista ex-Santos em edições do torneio continental).

Aos vinte e um minutos, uma rápida jogada pelo lado esquerdo terminou em assistência de Cure para finalização de Farías. O Caracas foi lá e fez. Virou o jogo. Venceu a partida. E pôde comemorar numa semana de luto após o desencarne de Hugo Chávez.
Eis a tabela atualizada no surpreendentemente equilibrado grupo 8. Na próxima rodada, Grêmio e Fluminense jogam em Porto Alegre. Uma semana antes, Caracas e Huachipato duelam na capital da Venezuela. Até agora, somente duas vitórias de times mandantes (ambas entre Grêmio e Caracas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário