segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Equipe E Jogada Da Semana

27.05.2013. Essa foi a última vez que publicamos o tradicional tópico com os destaques semanais no Jogada De Efeito. O hiato de mais de dois meses é agora interrompido para falarmos do atual líder no Campeonato Brasileiro, o Botafogo de Futebol e Regatas. Time de Clarence Seedorf, que lidera a equipe dentro das quatro linhas, desempenhando um autêntico ofício de técnico em pleno gramado. Organiza as jogadas quanto com a bola nos pés, organiza o posicionamento gesticulando e gritando muito, enfim, é um elemento essencial no esquema tático de Oswaldo de Oliveira. O Alvinegro vem de duas vitórias consecutivas no Maracanã: 2a0 sobre o Vitória e 3a2 no clássico diante do Vasco. A zaga, muito bem entrosada com a dupla Dória e Bolívar, tem a proteção constante de Marcelo Mattos e Gabriel, ou seja, a juventude e a experiência transitam harmoniosamente, lado a lado. E não somente na defesa: o quarteto ofensivo conta com atletas como Vitinho e Lodeiro ao lado de Seedorf, com Rafael Marques pouco mais à frente - embora rotineiramente retornando para recompôr o sistema de marcação. Nas laterais, há o jovem Gilberto no lado direito e o experiente Júlio César no flanco oposto. Não é um time que prime pela quantidade de opções e alternativas no elenco, mas há que se respeitar um banco de reservas que conte com alguém da categoria de um Renato.

Enfim, o Botafogo é líder por qualquer motivo. Menos por acaso. E olha que há questões extra-campo um tanto pendentes para o clube de General Severiano, como por exemplo atrasos salariais e interdição do Engenhão... Até onde poderá ir o Fogão, difícil cravar. Mas certamente esse elenco já mostrou capacidade de lidar com adversidades. E se há uma bússola para novos títulos, esta tem nome e sobrenome: Clarence Seedorf.

Jogada da semana

Na partida entre Vasco e Botafogo (Clássico De Golaços), houve pelo menos três lances que poderiam figurar nesse tópico. Veja só: gol de Seedorf com cavadinha na saída do goleiro; gol de André com assistência exuberante de Juninho Pernambucano; golaço de Rafael Marques em magistral jogada individual.

O vídeo a seguir é de um gol do Botafogo, mas não diante do Vasco: foi na partida anterior, também no Maracanã, quando a equipe alvinegra venceu o Vitória por 2a0 (quinta-feira, primeiro de agosto de dois mil e treze). A finalização de Elias foi correta, mas a "graça" do lance está na participação de Seedorf. Com simplicidade, visão, técnica e eficiência, o camisa dez holandês bagunçou todo o sistema defensivo adversário e encaminhou o gol, cabendo a conclusão ao atacante. Sabe tudo de bola esse Seedorf.


Um comentário:

  1. Esta ano tem uma energia diferente em General Severiano e só faltava uma coisa acontecer que agora aconteceu. A torcida acreditar e abraçar o time. A mais fanática torcida do Brasil vai levar o Botafogo ao título brasileiro, sob a liderança do Seedorf.

    ResponderExcluir