domingo, 5 de fevereiro de 2012

Diego Souza Decide E Vasco Continua 100%

Só há um time com quatro vitórias nessas primeiras quatro rodadas de Taça Guanabara: o Vasco, que nesse domingo venceu o bem organizado time do Friburguense pelo placar de 2a0. Se pensarmos que ano passado o Clube da Colina teve seu pior início de temporada colecionando derrotas nessa mesma competição (período que culminou com a demissão do então treinador Paulo César Gusmão), é indubitável que o ano de 2012 começa para o Cruzmaltino melhor do que o anterior.

Os gols da partida foram marcados ambos por Diego Souza, sempre aproveitando assistência do capitão Juninho Pernambucano. O próximo jogo do Vasco pelo Campeonato Estadual será domingo, dia doze, no clássico com o Fluminense (ainda sem local definido). O Friburguense, por sua vez, recebe no estádio Eduardo Guinle a equipe do Boavista, em partida agendada para o dia oito. Só que a torcida vascaína, nesse presente momento, volta as atenções para a Copa Libertadores da América: quarta-feira, dia oito, o time comandado por Cristóvão Borges (Ricardo Gomes segue fazendo recuperação, conseguindo realizar caminhadas sem uso de muletas) estréia na competição continental em São Januário, diante do uruguaio Nacional.

O jogo

Sob um forte calor na tarde de verão carioca, Nilton deu sinais de estar de cabeça quente: já no primeiro minuto de partida, o volante vascaíno deu entrada desleal daquelas dignas de cartão vermelho e suspensão longa, mas foi punido com um simples cartão amarelo por parte do árbitro Grazianni Rocha. No minuto seguinte, uma entrada muito menos violenta - de Ziquinha em Rodolfo - rendeu o mesmo cartão amarelo para o jogador do Friburguense, deixando dúvidas sobre os critérios disciplinares usados pelo apitador.

Com bola rolando, os primeiros quinze minutos de partida tiveram amplo domínio da equipe visitante. Trabalhando bem a bola e atuando quase que exclusivamente no campo de ataque, o time comandado por Gérson Andreotti sufocava o Vasco e se aproximava do gol variando as jogadas ofensivas. Só que o futebol está entre aqueles esportes que costumam castigar a falta de eficiência: no finalzinho do primeiro tempo, Juninho Pernambucano cobrou escanteio pela direita e Diego Souza cabeceou no ângulo direito do goleiro Marcos, abrindo o placar para o Vasco e mascarando com o resultado os acontecimentos vistos até então.

No intervalo, Cristóvão Borges promoveu duas alterações: saíram Fellipe Bastos e Allan, entraram Eduardo Costa e Felipe. O time do Vasco logo mostrou uma subida de produção, embora sem exercer o mesmo domínio que seu adversário exercera na etapa inicial. Mas nem precisava: aos catorze minutos, Juninho lançou Diego Souza com maestria e o camisa dez fez tudo como manda o figurino, dominando, ajeitando e finalizando de maneira consciente, deslocando o goleiro. Belo gol do Vasco e 2a0 no placar.

Gérson Andreotti tentou dar novo ânimo ao Friburguense através de mudanças de jogadores, só que o rendimento do time caiu abruptamente - emobra vez ou outra ainda conseguisse dar trabalho para a dupla de defesa formada por Dedé e Rodolfo. Aos trinta e cinco minutos, Cristóvão trocou Juninho (que passou a braçadeira para Eduardo) por Bernardo, e o camisa oito saiu ovacionado pelo público presente. Nos minutos finais, a jogada que mais teve cara de gol foi um contra-ataque fulminante vascaíno: aos quarenta e cinco minutos, o goleiro Alessandro fez ligação direta acionando Bernardo, este cruzou de primeira para Alecsandro, que, também de prima, finalizou. Em apenas três toques o Vasco chegaria ao terceiro gol, mas o goleiro Marcos atuou bem e bloqueou a finalização do centroavante, conservando o 2a0 no placar.
Cristóvão Borges cumprimenta Juninho Pernambucano: meio-campista foi decisivo ao dar as duas assistências para os gols de Diego Souza e deixou o campo sob o som dos aplausos.

3 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Aceita uma parceria?
    Abraço.

    futebolmundodabola.blogspot.com
    gamesfmb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    A parceria seria de troca de links, e de sermos membros dos blogs.
    Abraço.

    futebolmundodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Último desafio do Super Quiz:
    http://fcgols.blogspot.com/2012/02/super-quiz-desafio-10-bonus.html

    ResponderExcluir