segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pela 31ª Vez, Fluminense É Campeão Estadual

Numa tarde fria e chuvosa no Rio de Janeiro, o Fluminense venceu o Botafogo por 1a0 no estádio Engenhão e conquistou seu 31º título estadual (já havia vencido a primeira partida das finais pelo placar de 4a1). O resultado confirmou os momentos opostos vividos pelas instituições que disputaram o título: enquanto o Fluminense atravessa ótima fase, garantindo o caneco estadual e marcando presença na fase quartas-de-final na Copa Libertadores da América, o Botafogo sofreu sua terceira derrota consecutiva, já tendo dado adeus à Copa do Brasil na última quarta-feira.

O triunfo tricolor deu ao Rio de Janeiro seu 3º campeão diferente nas últimas 3 edições do Campeonato Estadual, uma vez que o torneio foi vencido em 2010 pelo Botafogo e em 2011 pelo Flamengo. O último título da equipe das Laranjeiras na competição datava de sete anos atrás.

O jogo

Os primeiros minutos de partida foram de intensa pressão do Botafogo. E isso nada mais era do que o esperado para o duelo, uma vez que a equipe alvinegra já entrava em campo com uma desvantagem de três gols. A maior chance da equipe comandada por Oswaldo de Oliveira abrir o placar e diminuir o prejuízo deu-se aos sete minutos, quando Maicosuel passou para "Loco" Abreu e o uruguaio, livre, chutou para grande defesa de Diego Cavalieri. No minuto seguinte, o Fluminense teve oportunidade claríssima, mas Jéfferson realizou magistral defesa na finalização de Rafael Moura.

A boa atuação do jovem volante Jádson (o jogador de 18 anos foi titular porque Marcelo Mattos, lesionado, não foi relacionado para a partida) inibia o setor de criação tricolor, que esbarrava na marcação acirrada do botafoguense. Aos trinta e um minutos, Elkeson cobrou falta fugindo da barreira e o chute forte passou perto da trave esquerda. Veio o segundo tempo, e Oswaldo de Olveira optou por voltar com Herrera no lugar do irregular Elkeson. Abel Braga manteve a formação anterior (já havia substituído Deco, que deixou o campo sentindo dores, dando lugar para Wagner) e o Fluminense foi equilibrando as ações.

O Botafogo chegou perto do gol aos cinco minutos (Márcio Azevedo recebeu uma cobrança rápida de falta de Abreu mas chutou por cima) e aos treze (Herrera pegou sobra de bola mas teve o remate defendido por Cavalieri). Coube ao Fluminense ser eficiente e marcar 1a0 aos dezessete: Carlinhos escapou pelo lado esquerdo, cruzou rasteiro e Rafael Moura chegou junto com Thiago Neves. É bem verdade que quem comemorou de maneira mais festiva foi o "He-Man", mas guardo a sensação de que a perna que finalizou o lance era de Thiago. De toda forma, gol do Fluminense e vantagem ainda mais dilatada na soma dos resultados.

O cronômetro avançava e, com ele, aumentavam os festejos da torcida tricolor. Aos botafoguenses, o que já era difícil com onze jogadores ficou definitivamente complicado após a expulsão de Maicosuel, por entrada destemperada em Rafael Moura. E por muito pouco não saiu o segundo gol do Fluminense, que teve ótimas chances bloqueadas por Jéfferson e Márcio Azevedo. Aí está o Flu, que mostra força no elenco ao jogar desfalcado de elementos como Diguinho, Wellington Nem e Fred. E como time vencedor não tem muito tempo para descanso, já é hora de pensar no Boca Juniors.

Nenhum comentário:

Postar um comentário