quinta-feira, 5 de julho de 2012

Corinthians Dá "Xeque-Mate" No Boca Juniors E Fatura Inédita Libertadores

Após empatar por 1a1 em La Bombonera, o Corinthians fez valer o fator campo e sagrou-se campeão inédito na Copa Libertadores da América 2012, vencendo o Boca Juniors por 2a0, no Pacaembu.

Não foi uma grande partida de futebol, principalmente para quem esteve assistindo os jogos da Eurocopa nas últimas semanas, mas o encontro teve diversas características de uma final continental. Duas delas foram marcantes: dentro de campo, ambas as equipes acreditavam em todos os lances, duelando arduamente em cada disputa de bola; nas arquibancadas, uma torcida bastante participativa e festiva, marcando presença de maneira fantástica.

Bem organizado, o time montado por Tite só não se sobressaía a ponto de dominar o adversário porque a partida era muito amarrada entre as duas intermediárias, com a equipe argentina embolando o setor de meio-campo. Mas, com muita paciência e alguma valentia, o Corinthians conseguiu dois gols no segundo tempo e garantiu o caneco que tanto buscava. Segundo tempo esse que foi iniciado sob uma atmosfera espetacular, onde a torcida da casa agitava milhares de bandeiras e proporcionava um clima contagiante, sob o som dos fogos de artifício.

Aos oito minutos, saiu o primeiro gol. E ele ocorreu em jogada envolvendo o quarteto ofensivo da equipe. Quem cobrou a falta pela direita foi Alex. Quem cabeceou para colocar a bola na muvuca da grande área foi Jorge Henrique. E, a partir daí, aquilo que se desenhava um lance confuso virou uma linda jogada, onde Danilo descolou passe acrobático e Émerson "Xeique" ficou na cara do goleiro uruguaio Sebastián Sosa, chutando com o peito do pé e abrindo o marcador em São Paulo.

O Boca, necessitado de um gol para pelo menos levar o jogo até a prorrogação, tentou se soltar. Julio César Falcioni colocou o atacante Dario Cvitanich no lugar do meio-campista Lucas Ledesma. Tite manteve-se com aqueles onze homens previamente escalados e foi bem-sucedido na estratégia de pressionar a saída de bola adversária: aos vinte e seis minutos, Rolando Schiavi saiu jogando errado e Émerson arrancou para fazer aquilo que Diego Souza não conseguiu naquela fatídica quartas-de-final entre Corinthians e Vasco: o gol. 2a0 Corinthians e uma explosão de alegria de uma torcida que já sentia o gosto do título.

Para apimentar ainda mais a final, Émerson encarou as provocações de Matias Caruzzo e por muito pouco não tirou o adversário do sério. Felizmente, não houve pancadaria e o Corinthians comemorou a conquista após um jogo onde mostrou superioridade tática e técnica, sobretudo no segundo tempo. Riquelme, uma das maiores esperanças do Boca, era visto em campo basicamente ao caminhar lentamente para cobrar um ou outro escanteio - de produtivo, nada. Melhor para o "bando de loucos": o sofrimento foi muito menor que aquele que reza a lenda.

2 comentários:

  1. Soham,

    Você poderia colocar um post sobre a final da Copa do Brasil no FC Gols?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Comprometimento e profissionalismo. São estes os 2 fatores que fizeram do Timão campeão invicto. Sem um craque, mas também sem vaidades e com solidariedade e competência de sobra, não há uma vírgula a ser colocada ou tirada na campanha.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir