sexta-feira, 15 de março de 2013

Às Quartas Européias!

Foram sorteadas nessa sexta-feira as quartas-de-final na Liga dos Campeões da Europa e também na Liga Europa. Pela primeira vez desde a temporada 1995-6, nenhum clube inglês estará presente entre os oito que diputam o título máximo no Velho Continente. Porém, há três clubes da Inglaterra na Liga Europa. O futebol espanhol, ao contrário, não tem representante algum na Liga Europa mas conta com três clubes que seguem em frente na Liga dos Campeões. Turquia e Itália são os países que conseguiram sobreviver aos dois torneios, tendo um clube em cada competição. Sem mais delongas, vamos aos confrontos e aos respectivos pitacos.

Quartas-de-final na Liga dos Campeões da Europa

Real Madrid (70%) e Galatasaray (30%)
Vejo o favoritismo para o clube da capital espanhola, que fará o jogo de ida no estádio Santiago Bernabéu e tem totais condições de fazer um resultado interessante, a ser administrado na partida de volta, em Istanbul. A equipe comandada por José Mourinho é mais forte e mais acostumada a decisões, só que todo cuidado é pouco diante de um time que conta com atletas como Wesley Sneijder e Didier Drogba, ambos campeões continentais recentemente (o holandês com a Internazionale de Mourinho, em 2010, e o marfinense com o Chelsea de Di Matteo, na edição passada).

Paris Saint-Germain (20%) e Barcelona (80%)
O Barcelona, prestigiado pela belíssima recuperação na eliminatória diante do Milan (0a2 em San Siro e 4a0 no Camp Nou), é favoritíssimo para esse duelo, principalmente se o gênio Lionel Messi estiver em dia(s) dos mais inspirados. Porém, o PSG conta com um time forte e um elenco qualificado em todos os setores. Não bastando a qualidade técnica do plantel, há na equipe da capital francesa um comandante multicampeão chamado Carlo Ancelotti. As partidas que assisti do clube parisiense não foram encantadoras (eliminou o Valencia com dificuldades), mas não faltam jogadores capazes de desequilibrar em jogadas individuais. Pelo conjunto, superioridade barcelonista.

Málaga (10%) e Borussia Dortmund (90%)
Primeiro colocado no terceiro bloco do Campeonato Espanhol (há o bloco do solitário Barcelona e o dos madridistas Real e Atlético acima do Málaga), a equipe comandada por Manuel Pellegrini faz belíssima temporada. Medir forças com a ótima equipe do Borussia Dortmund será um desafio tremendo e a chave para o sucesso reside numa vitória em La Rosaleda, casa onde a equipe conseguiu marcar 2a0 e passar pelo Porto, com direito a gol e assistência de Isco. Vice-líder na Bundesliga, o Borussia conta com uma equipe jovem e muito bem montada pelo competente Jurgen Klopp - vale lembrar que a equipe foi líder no grupo mais difícil da Liga dos Campeões, deixando para trás Real Madrid, Ajax e Manchester City. O aurinegro alemão é favorito à vaga e candidatíssimo ao título.

Bayern de Munique (60%) e Juventus (40%)
Eis o duelo mais parelho e, pelo menos na teoria, em aberto nessa fase quartas-de-final na Liga dos Campeões da Europa. Haverá em campo dois gigantes do continente, ambos caminhando para o título em suas respectivas ligas nacionais (a Juve partindo para o bi). Mas há grandes diferenças na maneira de jogar entre essas equipes. Jupp Heynckes prepara um Bayern ofensivo, dinâmico, de forte presença no campo de ataque e subidas constantes dos laterais Lahm e Alaba. Antonio Conte, por sua vez, prefere montar uma Juventus que priorize a solidez defensiva a uma formação ousada, equilibrando os setores num time compacto e eficiente, embora por vezes exageradamente cauteloso. O Bayern é ligeiramente favorito, mas se jogar o que jogou com o Arsenal no jogo de volta, sei não...

Quartas-de-final na Liga Europa

Chelsea (90%) e Rubin Kazan (10%)
O favoritismo dos Azuis de Londres é absoluto e o que subsidia a aposta em sua classificação diante do atual sexto colocado no Campeonato Russo é o forte elenco à disposição de Rafa Benítez e a recente experiência de conquistar a Liga dos Campeões. Mas há duas coisas que podem derrubar o Chelsea. A primeira chama-se Rubin Kazan, equipe que eliminou o Atlético de Madrid nesse torneio (lembrar que o Atlético é o atual campeão) e vem mostrando estatísticas defensivas invejáveis, tendo sofrido somente um gol nos últimos cinco jogos (de Falcao García, quando podia levar, pois havia feito 2a0 na partida de ida). A segunda chama-se Chelsea. Inconstante na temporada, o time tem ainda pela frente uma Premiership competitiva, onde disputa com Tottenham e Arsenal um lugar na próxima Liga dos Campeões. Se "precisar" priorizar a liga nacional, a Liga Europa pode "sobrar"...

Tottenham (80%) e Basel (20%)
Com a moral de quem eliminou a Internazionale mas com o abalo de quem viu uma eliminatória que parecia tranquila ir acabar na prorrogação e no sufoco, o time comandado por André Villas-Boas é mais qualificado que o Basel e favorito à classificação. Mas, voltando um pouquinho no tempo, quem imaginaria que o Basel pudesse eliminar o Manchester United em pleno Old Trafford? Pois é, aconteceu na Liga dos Campeões na temporada passada. E isso é motivo o suficiente para requerer cuidados com o clube suíço, que conta com o hábil marfinense Yapi Yapo no meio-campo e com os experientes Alexander Frei e Marco Streller no ataque. Outro fator que pode ser benéfico ao Basel é que o Tottenham deverá priorizar a Premiership, onde disputa posições com Chelsea e Arsenal.

Fenerbahce (40%) e Lazio (60%)
Vice-líder no Campeonato Turco, onde disputa o título com Galatasaray e Besiktas, o clube por onde Alex teve passagem marcante enfrenta a Lazio para um duelo que tende ao equilíbrio. Os comandados de Aykut Kocaman contam com pelo menos um estrangeiro para agregar grande qualidade e experiência aos setores: o nigeriano Yobo à defesa, o português Raul Meireles ao meio e o holandês Kuyt ao ataque. É também o time onde joga Krasic, hábil ponta sérvio sub-aproveitado na Juventus. Já a Lazio do bósnio Vladimir Petkovic, treinador vindo do suíço Sion e aposta bem-sucedida da equipe, tem um cenário duvidoso pela frente: está perto da zona da Liga dos Campeões (quatro pontos a menos que o Milan), perto da zona da Liga Europa (um ponto a menos que a Internazionale) e ao mesmo tempo fora de ambas. O que priorizar? Aguardemos.

Benfica (51%) e Newcastle (49%)
Esse se apresenta como o duelo mais equilibrado de todos nessa fase. A temporada benfiquista é melhor, pois lidera o Campeonato Português enquanto o Newcastle ocupa a modesta décima terceira posição no Campeonato Inglês. Mas não dá para comparar o nível de dificuldade entre essas duas ligas. O Newcastle, que perdeu o goleador Demba Ba (negociado com o Chelsea) vai se virando com os gols do também senegalês Papiss Demba Cissé, autor do gol da classificação diante do Anzhi Makhachkala. Tem também os argentinos Coloccini e Gutiérrez, que dão muita força ao sistema defensivo. Mas se há argentinos bons de bola nesse confronto, eles se concentram no lado dos Encarnados: são os meio-campistas Aimar, Salvio e Gaitán, além de Pérez e do zagueiro Garay. O jogo de ida será no estádio da Luz e a volta em Saint James Park. Tal qual na fase oitavas-de-final.

Que venham os jogos!

Um comentário:

  1. Em se tratando da Champions, concordo com quase tudo, só acho que os 40% da Juve e os 20% do PSG podem surpreender muita gente. Não são os favoritos apenas porque pegaram duas pedreiras, mas podem surpreender.

    SAudações!!!

    ResponderExcluir