domingo, 3 de março de 2013

Fim Do Tabu: Botafogo Vence E Elimina Flamengo No Engenhão

Depois de o Vasco passar pelo Fluminense com uma vitória por 3a2 no sábado, foi a vez de o Botafogo vencer o Flamengo (2a0) e se classificar para fazer uma final alvinegra na Taça Guanabara 2013. Os gols da partida aconteceram em momentos extremos: Júlio César abriu o placar com um minuto de jogo e Vitinho decretou a classificação marcando aos quarenta e oito do segundo tempo.

O resultado coloca um ponto final num tabu que incomodava os botafoguenses: jamais o clube havia vencido o rival rubronegro em partidas realizadas no estádio Engenhão. Haviam sido três derrotas e oito empates até então. Quiseram os deuses do futebol que a primeira vitória acontecesse numa data marcante, pois 03.03.2013 é a data em que Zico, maior ídolo flamenguista, completa 60 anos.

Um clássico de caráter eliminatório em jogo único tem algo especial, que extrapola as partidas "comuns". No caso, o empate beneficiava o Flamengo, por ter feito melhor campanha na fase de grupos. Vantagem considerável, notadamente pelo fato de essas duas equipes empatarem diversas vezes nos confrontos diretos recentes. Só que um gol-relâmpago do Botafogo certamente surpreendeu.

Ao longo de todo o primeiro tempo, o Flamengo até teve mais a posse de bola, mas quem sabia o que fazer com ela era a equipe comandada por Oswaldo de Oliveira, que chegou o dobro de vezes até a linha-de-fundo (10a5) e foi o único time a chutar em gol (6a0 em finalizações). A contusão de Andrezinho e a opção por Gabriel trouxe um Botafogo mais combativo para o segundo tempo.

No intervalo, Dorival Júnior mexeu duplamente no Flamengo: saíram Elias e Carlos Eduardo, entraram Renato Abreu e Rodolfo. E se Jéfferson foi espectador no primeiro tempo, passou a personagem central na etapa final. Foram pelo menos três defesaças desse ótimo goleiro, incluindo aí duas cara-a-cara com o goleador Hernane.

O Flamengo tornou-se visivelmente mais ofensivo após a última substituição de Dorival, quando colocou Gabriel no lugar de Cáceres. Oswaldo não se abdicou do ataque, colocando Vitinho no lugar de Lodeiro. E Vitinho entrou em campo para ter atuação destacada, semeando o pânico na esburacada defesa de um adversário que se lançava alucinadamente ao ataque deixando espaços atrás.

Jéfferson e Felipe evitaram o empate e a ampliação da diferença numa partida lá e cá. No final, Oswaldo trocou Júlio César, autor do gol único, pelo zagueiro André Bahia, ex-Flamengo. Até o goleiro Felipe frequentava a área botafoguense nos acréscimos tentando o gol. E o gol saiu, só que não a favor do Fla: em mais um contra-ataque ligeiro, Vitinho recebeu e, sem goleiro, aproveitou.

Dois a zero Botafogo e festa para a torcida que pôde, finalmente, ver o seu time vencer o Flamengo no Engenhão. No próximo domingo, Vasco e Botafogo farão a final na Taça Guanabara, garantindo uma tarde em preto-e-branco no estádio. Flamengo e Fluminense, mais badalados na prévia da fase semifinal, farão o clássico Fla-Flu somente mais pra frente, pela fase de grupos na Taça Rio...
Lucas se ajoelha em agradecimento: vitória do Botafogo sobre o Flamengo foi a primeira na história do estádio Engenhão e leva o Glorioso para a final na Taça Guanabara 2013.

4 comentários:

  1. E pra você, flamenguista que me escuta Chuuuuuuuuuuuuuuupa Chuuuuuuuuuuuuuuupa ! ♫ #Juuh

    ResponderExcluir
  2. E CHUPA E CHUPA E CHUPA MUITO, FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

    ResponderExcluir
  3. Soham,

    é quando o gato sai os ratos fazem a festa, rsrsrsrsrsrsrs.

    Sobre o jogo, o fogão mereceu a classificação. Mesmo com a atuação horrosa da arbitragem, que prejudicou sim o rubro negro, o fogão soube administrar o gol logo no começo e contou com dia inspirado de Jefferson.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.blogdoclebersoares.com

    ResponderExcluir
  4. Poderia colocar seus posts neste site:

    http://sportvc.com/

    ResponderExcluir