sexta-feira, 3 de maio de 2013

Cardozo Resolve, Benfica Passa Pelo Fenerbahce E Encarnados Retornam A Uma Final Continental


Vinte e três anos depois, o Benfica está de volta a uma final continental. Com autoridade de quem era superior tecnicamente e jogava diante de seus entusiastas no estádio da Luz, o time comandado por Jorge Jesus venceu o Fenerbahce por 3a1, revertendo a desvantagem trazida da Turquia (onde havia perdido por 1a0 na semana anterior).

A partida em si não primou pela organização tática. Mas foi abençoada pela garra e empenho de ambas as partes. O primeiro tempo foi dos mais frenéticos possíveis, fazendo um período de 47 minutos parecer uma longa jornada onde os jogadores atravessavam a fronteira do futebol para a maratona, de forma a fazer inveja nos mais bem-sucedidos triatletas.

Uma bela jogada pelo lado direito aos oito minutos terminou com assistência de Lima para finalização magistral de Gaitán, abrindo a contagem em Lisboa e igualando o confronto na soma dos resultados. Desarticulado, o Fenerbahce teve a felicidade de "achar" um pênalti (ou, talvez melhor dizendo, ganhá-lo de presente da arbitragem chefiada por Stephane Lannoy). Aos vinte e dois, Kuyt converteu e colocou os visitantes em vantagem considerável, pois a partir dali garantia classificação mesmo perdendo por um gol de diferença.

Os turcos se animaram no jogo, mas tinham dificuldades de transformar ânimo em oportunidade de gol. E o Benfica, mais envolvente, conseguiu incendiar o que já estava quente: aos trinta e quatro, Cardozo desempatou a partida, deixando o Benfica a um gol da classificação. Era só o primeiro tempo! No segundo, o ritmo foi ligeiramente menos acelerado - o que é humanamente explicável. Mas as emoções se mantiveram acentuadas na capital portuguesa. Aos quinze, um susto: Gaitán foi emendar voleio e, em vez de acertar a bola, atingiu a cabeça de Gonul, que caiu desacordado no gramado. Imobilizado e na maca, foi levado para amublância e desta para um hospital próximo ao estádio. A cena era forte, daquelas que fazem você por um momento pensar no quão frágil é a vida de um simples futebolista, correndo riscos que ignoramos ou por estarmos entretidos com o jogo ou para evitarmos defrontar um problema tão incômodo.

 Após ser atingido por Gaitán, Gonul cai desacordado no gramado: graças a Deus, foi menos grave do que a cena sugeria (o atleta levou oito pontos na boca).

Intergun entrou em campo para manter o Fenerbahce com onze jogadores, mas a impressão que dava era que os Encarnados estavam em vantagem numérica. E se alguém tinha que fazer o gol derradeiro, aquele rotulado como "o da classificação", ninguém melhor do que Cardozo, que fazia excelente atuação e marcou o 3a1, aos vinte e um, cinco minutos depois do lamentável episódio que tirou Gonul do jogo.

Talvez pelo gol sofrido que colocava o time pela primeira vez em desvantagem na elimiantória, talvez pelo acidente com um companheiro de equipe, e provavelmente pelas duas coisas combinadas, o Fenerbahce, que já não era dos mais organizados em campo, sucumbiu. Faltava-lhe apenas um gol para retomar a vantagem no confronto que valia vaga na final, mas o Benfica conseguia se impôr territorialmente e ainda criava as melhores chances. Pode ser que os desfalques de Raul Meireles e Webó também tenham pesado, pois era difícil imaginar que um time tão "quebrado" no meio-campo e sem contundência no ataque pudesse vir de uma belíssima sequência de seis jogos invictos fora de casa em competição européia. Como faz falta um "camisa 10" tipo Alex, não é? Enfim... Na bravura típica dos turcos, os comandados de Aykut Kocaman foram buscar o gol na base do "abafa". Deram um ou outro susto na defesa portuguesa (ou sul-americana, pois há ali brasileiros, argentino, uruguaio e um "intruso" lusitano). Mas o time da casa resistiu e garantiu a festa dos adeptos. Agora, de volta a uma final continental, o desafio será com o Chelsea, que eliminou o Basel na semifinal e busca o bicampeonato no Velho Continente (faturou na temporada passada a Liga dos Campeões). Até Amsterdã!

Um comentário:

  1. http://britfoot.blogspot.com/2013/05/liverpool-homenageia-titulo-europeu-em-uniforme.html

    ResponderExcluir