quinta-feira, 30 de maio de 2013

Salgueiro Decide E Olimpia Elimina Fluminense

Novamente na fase quartas-de-final, o Fluminense de Abel Braga dá adeus à Copa Libertadores da América. Ano passado a campanha teve mais brilho, com classificação sobre o Internacional e queda para o tradicionalíssimo Boca Juniors (equipe que o Flu havia vencido em plena La Bombonera pela fase de grupos naquele ano); já em 2013, a equipe tricolor caiu para o paraguaio Olimpia (havia tido dificuldades para passar pelo Emelec nas oitavas, além de ter vivido algumas vergonhas na fase de grupos, quando dentro de casa empatou com o Huachipato e foi goleado pelo Grêmio por 3a0).

O início da partida no estádio Defensores Del Chaco deve ter sido melhor do que o mais otimista torcedor tricolor poderia supôr: com gol de Rhayner, aproveitando tremendo vacilo da defesa paraguaia. Só que o Flu também cometeria deslizes perto de sua área e, em dois lances de bola parada, o Olimpia virou através de Salgueiro. Primeiro, cobrando falta e surpreendendo Diego Cavalieri (sai pra lá quem defende sua titularidade na seleção brasileira!), depois cobrando pênalti que ele próprio havia sofrido. Isso tudo no primeiro tempo.

Veio o intervalo e, depois, um Fluminense enérgico na busca pelo empate que o classificaria. Encontrou do outro lado uma defesa esforçada mas longe de ser das mais organizadas. Como o Tricolor das Laranjeiras também carecia de um padrão de jogo capaz de envolver os adversários, o gol tão procurado acabou não acontecendo. E olha que a equipe terminou o jogo com Wágner, Fred, Rhayner, Thiago Neves, Samuel e Rafael Sóbis. Aliás, esse tanto de meias e atacantes mostram que não é a posição de origem do atleta que define a capacidade de uma equipe colocar a bola na rede. Estranhíssima a escolha de Abel em tirar Jean de campo, notadamente pelo fato de estarmos falando de um jogador polivalente, de relevância ainda maior em jogos eliminatórios de contornos dramáticos. Mas deve fazer sentido para o treinador. O mesmo sentido, talvez, do raciocínio de que "empatar por 0a0 em casa é melhor do que vencer por 2a1". O Olimpia de Ever Almeida discorda. Vide o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário