domingo, 26 de maio de 2013

Santos 0a0 Flamengo: Muita Arrecadação, Pouco Futebol

O Campeonato Brasileiro teve início nesse final-de-semana. Dez partidas para começar uma das ligas nacionais mais competitivas de todo o planeta, que irá até dezembro num total de trinta e oito compromissos para cada clube.

Em três jogos, tivemos encontros entre campeões estaduais. No sábado, o Vitória empatou com o Internacional em 2a2 (gosto amargo para o Rubronegro Baiano, que chegou a abrir 2a0 diante de seus torcedores). Também no sábado, no esdrúxulo horário de 21h, foram a campo Corinthians e Botafogo, que terminaram empatados em 1a1 (dessa vez, foi o time visitante quem abriu o placar). E, finalmente no domingo, o Coritiba virou o jogo com um gol no final e saiu vitorioso diante do Atlético Mineiro: 2a1 no Couto Pereira.

Nos demais sete jogos, tivemos quatro vitórias dos donos da casa (Vasco 1a0 Portuguesa, Grêmio 2a0 Náutico, Fluminense 2a1 Atlético Paranaense e Cruzeiro 5a0 Goiás) e uma vitória dos visitantes (São Paulo 2a0 Ponte Preta). A outra partida foi o empate sem gol entre Santos e Flamengo, disputada em... Brasília. Brasília? Pois é, Brasília.

Pausa para aquele momento em que você pergunta a si mesmo: mas por que Brasília? Pausa de período semelhante para a resposta: négocios.

Promovendo a inauguração do estádio Mané Garrincha, que recebeu obras de custos acima de um bilhão e meio de reais (em números: R$1.500.000.000,00), Santos e Flamengo foram a campo para a maior arrecadação da história do futebol brasileiro, em valores perto de sete milhões de reais (mais precisamente: R$6.948.710,00). A FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) pede, ou pior, exige, que seja chamado de estádio nacional de Brasília. Um insulto para o imortal Garrincha, Anjo das Pernas Tortas, Alegria do Povo. Mas Garrincha, justamente por fazer e ser a alegria do povo, não combina com o estádio de cifras astronômicas. Nem muito menos com o péssimo jogo entre Santos e Flamengo. Partida com aparência que mais a aproximava de uma pelada de fim-de-semana do que a de um jogo profissional em país prestes a sediar mais uma Copa do Mundo. O 0a0 acabou ficando de bom tamanho. Muitos poderão dizer: mas o Flamengo criou mais chances, perdendo gols incríveis. Justamente por isso. O Flamengo desperdiçou oportunidades de tal maneira que seria melhor para o aprendizado sair com um empate do que com uma vitória. Vão treinar finalizações, ora! E dessa vez não há Deivid para receber a culpa. O único a colocar a bola na rede foi o estreante Marcelo Moreno, que entrou no intervalo mas estava impedido no lance em que abriria o placar na capital federal.

Então é isso... o Campeonato Brasileiro começou. Neymar, negociado com o Barcelona e prestes a assinar contrato com o clube azul-grená da Catalunha, está de saída. Não tenha dúvidas de que fará falta ao futebol nacional. Mas nossa seleção terá um ganho imenso: Neymar sai jogando muita bola, e deverá, logo mais, estar jogando muito futebol. E por falar em futebol, espero que o Santos Futebol Clube pense muito bem no que fazer com o montante de dinheiro que receberá com a venda da jovem promessa. Eu, particularmente, correria primeiramente atrás de um técnico. Técnico de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário