quarta-feira, 15 de maio de 2013

No Xadrez Da Final, "Cech Mata" Com Torres E Ivanovic - Chelsea Campeão

Pela segunda vez nas últimas duas temporadas, o Chelsea é campeão europeu. Não foi o bi na Liga dos Campeões da Europa, pois a equipe ficou em terceiro lugar dentro de seu grupo (atrás de Juventus e Shakhtar). Mas foi, sim, com grande dignidade: após uma vitória por 2a1 em partida dramátuca diante da forte e organizada equipe do Benfica, os Azuis levantaram mais um caneco continental, dessa vez o da Liga Europa. Pra derrubar de vez o rótulo de que é um time "doméstico" ou qualquer coisa do gênero. O Chelsea, caros e caras, é uma força européia e merece respeito. Ele e seu treinador, o tão criticado espanhol Rafa Benítez.

Confira como foi a transmissão da partida em tempo real através do Twitter (#BenChe)

A partida realizada em Amsterdã começou com tudo. O ritmo era frenético, a intensidade digna de grandes jogos. Só que era um único time que jogava: o Benfica. Envolvente e objetivo, o time comandado por Jorge Jesus foi ao ataque de maneira a manter o Chelsea constantemente sob pressão, dando a impressão de que poderia abrir o placar a qualquer momento.

Só que a superioridade de ordem tática não se converteu em vantagem no placar. Pelo contrário. No segundo tempo, o Chelsea saiu na frente. Saiu na frente vindo de trás: aos catorze minutos, Cech fez a defesa em lance de ataque benfiquista e rapidamente recolocou a bola em jogo. Ela passou por dois espanhóis (de Mata chegou em Torres), e El Niño mostrou-se avassalador ao livrar-se de dois brasileiros: deixou Luisão para trás, driblou o goleiro Artur e mandou para a rede. Com o padrão Torres de qualidade, Chelsea 1a0.

O Benfica manteve a mesma postura de antes e seguiu a busca pelo gol apresentando um futebol ofensivo. Numa das investidas, Azpilicueta colocou o braço na bola e Kuipers acertou na marcação do pênalti. Cardozo cobrou com força e empatou o jogo, tornando o placar mais próximo da realidade das ações dentro de campo.

Chances de gol para ambos os lados continuaram acontecendo. Cech parou Cardozo de maneira espetacular. Lampard carimbou o travessão. Até que, aos quarenta e sete, Mata cobrou escanteio pela direita e Ivanovic subiu bem para cabecear melhor ainda, marcando o gol do título.

Parabéns ao Benfica de Jorge Jesus, que faz belíssima temporada. Vi esse time merecer a classificação diante do Fenerbahce e o título diante do Chelsea. Mas futebol é assim, e a semana dos Encarnados acabou sendo traumática, com derrotas para Porto e Chelsea por 2a1 com o último gol de cada partida acontecendo nos descontos. Porém, há que se valorizar a qualidade do rendimento benfiquista.

Parabéns ao Chelsea de Rafa Benítez. Tratado como treinador interino e já anunciado fora do clube na próxima temporada, o espanhol levantou a moral de uma equipe qualificada mas que atravessava péssimo momento na ocasião da demissão de seu antecessor, o italiano Roberto di Matteo. Entregará ao seu sucessor, seja ele quem for, um time classificado para a próxima Liga dos Campeões e campeão na Liga Europa. Não que seja um time que me encante, mas vejo mais qualidade e menos medo que na temporada passada. A Europa é azul.

2 comentários:

  1. Soham,

    o Benfica esta precisando é de um pai de santo, rsrsrsrsrsr

    quem disse que o raio não cai no mesmo lugar????

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.blogdoclebersoares.com

    SOMOS FLAMENGO
    www.somosflamengo33.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas derrotas com gol nos acréscimos consecutivamente e pela relevância dos jogos... Se bobear é fato inédito. Manda benzer!

      Abraços.

      Excluir