sábado, 18 de junho de 2016

Bélgica Voa Sobre O Campo De Bordeaux E Aplica 3a0 Na Irlanda

Vinda de uma derrota para a Itália na estréia, a Bélgica mostrou sua força diante da Irlanda. No primeiro tempo, contei pelo menos dez ocasiões de gol construídas pelos belgas no persistente zero a zero. Isso, senhoras e senhores, é mostrar sua força. Precisamos nos destituir da idéia de que ser forte no futebol é ganhar jogos ou títulos. Vamos passar a incorporar a noção de que a força está mais nos procedimentos que nos resultados. E a Bélgica procedeu muito bem, obrigado. Tudo bem que a adversária não era uma potência continental, mas valorizemos uma Irlanda que estreou com boa atuação no empate diante da Suécia.

Essa foi a segunda vez na história que a Bélgica atuou em Bordeaux. A anterior - e até então única - havia sido na Copa do Mundo de 1998. Cá está um vídeo com alguns lances do 2a2 com o México, na fase de grupos. Os dois gols belgas foram marcados por Marc Wilmots, hoje técnico da seleção.



De lá para cá, se passaram 18 anos. E Wilmots teve a sorte de ser o comandante de Hazard, De Bruyne e companhia, nessa que é provavelmente a mais talentosa geração futebolista do país em toda a história. Os 3a0 foram construídos com relativa naturalidade. Principalmente depois que o primeiro gol, marcado por Lukaku em finalização precisa, trouxe a Irlanda para o campo de ataque. Apareceram espaços que antes eram mais escassos e Witsel, de cabeça, marcou o segundo. A incrível capacidade de contra-atacar em alta velocidade rendeu momentos sensacionais no jogo, sendo o ápice o terceiro gol: Meunier recuperou a bola a alguns metros da bandeira de escanteio do lado direito de sua defesa, acionou Hazard e o camisa dez passou como um raio pela marcação adversária e também pelo auxiliar de arbitragem que acompanhava o lance. Depois, rolou caprichosamente para Lukaku marcar o segundo.

Vestindo vermelho como a Espanha, a Bélgica repetiu a Fúria: somente elas conseguiram marcar três vezes num mesmo jogo nessa Euro-2016. Somente Lukaku e Morata fizeram dois na mesma partida. E se somente a Espanha tem aquela beleza característica no seu toque de bola, a Bélgica mostra sua força a cada vez que tem espaço disponível no gramado. Sorte de quem estava hoje em Bordeaux. Seja comandando a Bélgica na beira do gramado, seja assistindo uma grande atuação.
Após receber de De Bruyne, Lukaku finaliza com precisão para abrir o placar em Bordeaux. Imagem extraída de Republica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário