sexta-feira, 17 de junho de 2016

Gol Brasileiro Dá Vitória À Itália Sobre A Suécia

Itália e Suécia fizeram, em Toulouse, um jogo para destoar do padrão da Eurocopa-2016. Trocas de passes foram quase sempre de caráter defensivo. Jogadas de infiltração, escassas. Finalizações, poucas em quantidade e também aquém em qualidade. Caminhava para um 0a0. Só que, no futebol, é justamente quando um resultado parece óbvio que devemos dele desconfiar. Aos quarenta e dois minutos no segundo tempo, Éder Citadin Martins, cidadão italiano nascido no Brasil, recebeu de Simone Zaza, carregou a bola para a direita e chutou no canto esquerdo do goleiro Andreas Isaksson.

O resultado coloca a Itália com seis pontos e matematicamente classificada às oitavas. Nenhum gol sofrido pelo time que tem Buffon no gol, Barzagli, Bonucci e Chiellini na zaga e que deixa a dúvida se estamos falando da Azzurra ou da Vecchia Signora. Ainda mais porque o treinador é o outrora juventino Antonio Conte. Fato é que a seleção italiana tem no sistema defensivo a sua maior virtude. No entanto, falta talento nas linhas ofensivas. Pensar que a camisa 10, que já foi trajada por Roberto Baggio, Francesco Totti e Alessandro Del Piero, hoje é usada por Thiago Motta... De toda forma, é sem dúvida um plantel com espírito competitivo.

Os suecos, que haviam empatado na primeira partida, permanecem com um ponto. Zlatan Ibrahimovic, embora solícito, pouco produziu. Kim Källstrom (mais centralizado) e Martin Olsson (pelo flanco esquerdo) eram figuras que procuravam dar uma alternância de jogo a uma equipe que, de tão previsível, faz a gente pensar como é que conseguiu chegar a uma competição desse nível. Provavelmente, o fator Ibra. Fator esse que, de tão acostumado a jogar na França, parece que ainda não entendeu que acabou a Ligue 1 e começou a Eurocopa.
Éder escapa da marcação sueca e chuta da meia-lua para marcar o gol único na partida. Imagem extraída de Republica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário