quinta-feira, 16 de junho de 2016

Forte, Irlanda Do Norte Escreve Sua Própria História Em Lyon

Há alguma coisa melhor do que marcar seu primeiro gol na história da Eurocopa? Sim, há. É marcar o primeiro e o segundo gol na história da Eurocopa no mesmo jogo. E há algo melhor que isso? Sim, há. É conquistar a primeira vitória na história do torneio. Com a satisfação de quem superou as mais ousadas expectativas, a seleção da Irlanda do Norte superou a Ucrânia, em Lyon. Para isso precisou enfrentar um adversário que fizera jogo duro com a Alemanha, precisou enfrentar chuva, precisou enfrentar até granizo. Sempre com o apoio das alas esverdeadas das arquibancadas e a aplicação dos jogadores comandados por Michael O'Neill.

Não sei se por mais méritos norte-irlandeses ou por falhas ucranianas (acredito que uma miscelânia dos dois fatores), mas o fato é que a Ucrânia rendeu menos do que na rodada inaugural. O primeiro tempo sem gol foi justo pela falta de inspiração de ambos os lados. Mas a segunda etapa reservou uma Irlanda do Norte esbanjando coragem e dedicação de fazer chover pedras de gelo. Já aos três minutos, McAuley tirou proveito de lance de bola parada e abriu o placar com cabeceio certeiro. Sem jamais abdicar do ataque mas em alguns momentos passando maus bocados em jogadas que passavam pelo talentoso Konoplyanka, o Exército Verde resistia como podia. E deve agradecimentos ao goleiro McGovern, que salvou a pátria em pelo menos duas oportunidades.

O alívio, o momento em que a torcida pôde definitivamente explodir com o sentimento de "sim, nós vencemos um jogo de Eurocopa" deu-se no sexto e último minuto de acréscimo: linda jogada de Magennis pela direita, chute de Dallas, rebote de Pyatov e presença precisa de McGinn para completar o lance na rede. 2a0, eternizando o evento para um país cuja última participação numa grande competição internacional tinha sido na Copa de 1986, no México.
Em meio à chuva de granizo, norte-irlandeses do céu e da terra comemoram gol diante da Ucrânia. Foto: Clive Brunskill / Getty Images.

Nenhum comentário:

Postar um comentário