quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Lazio Consegue Os Dois Resultados E Avança Na Liga Europa

O estádio Olímpico de Roma esteve longe da sua lotação (ao contrário, viam-se muitos assentos disponíveis nas arquibancadas), a situação da Lazio não era das mais confortáveis (dependia de resultado alheio para poder se classificar), mas o fato é que a equipe italiana conseguiu a vitória e o tropeço do concorrente romeno Vaslui na rodada derradeira pelo grupo D na Liga Europa (ambos os jogos terminaram 2a0). Com isso, os comandados de Edoardo Reja avançam no torneio - o Sporting, que já tinha a liderança na chave assegurada, também está classificado.

O jogo

Não sei o quão diferente seria a partida se o treinador Domingos Paciência (atual vice-campeão na competição com o Sporting Braga) optasse por escalar a equipe titular, mas o fato é que, com a liderança já garantida, o Sporting Lisboa de certa forma facilitou o trabalho da Lazio em solo italiano ao jogar com um time misto e sem a mesma motivação do adversário.

Reja abriu mão do habitual sistema tático 4-4-2 em losango e utilizou-se de dois volantes (o albanês nascido no Kosovo Lorik Cana e o italiano nascido na Argentina Cristian Ledesma), um meia centralizado (o brasileiro nascido no Recife Ânderson Hernanes) e três homens de frente (o francês Djibril Cissé aberto pela direita, Giuseppe Sculli aberto pela esquerda e o tcheco Libor Kozák como referência na área).

Cissé e Sculli participavam bastante das jogadas ofensivas, até porque os volantes pouco avançavam e Hernanes era facilmente neutralizado pelo sistema defensivo oponente - talvez faltasse ao brasileiro cair para os lados do campo em vez de "aceitar" a marcação adversária. De toda forma, a Lazio conseguiu abrir o placar ainda no primeiro tempo: aos quarenta e um minutos, Sculli cruzou no capricho do lado esquerdo e, livre de marcação, Kozák cabeceou no contrapé do goleiro brasileiro Marcelo Boeck, marcando 1a0 para os donos da casa. Kozák, pouco antes, havia desperdiçado uma jogada de ataque a ponto da gente se perguntar o que é que o polonês-alemão Miroslav Klose fazia sentado no banco de reservas - coisas da vida de um atacante, às vezes um erro que denota fraqueza técnica é sucedido por um belo gol de cabeça.

O Sporting voltou melhor do intervalo, conseguindo maiores aproximações da meta defendida pelo argentino Albano Benjamín Bizarri. Mas acabou sofrendo o segundo gol aos nove minutos: o francês Mobido Diakité se mandou para o ataque, escapou da marcação e serviu Sculli que, próximo à marca do pênalti, dominou e chutou para a rede. Embora o resultado de 2a0 não seja necessariamente seguro, a boa atuação do angolano naturalizado belga Luis Pedro Cavanda foi uma das pilastras de sustentação da equipe celeste, mostrando firmeza na marcação e qualidade no toque de bola. Curiosamente, três dos destaques da Lazio eram jogadores fenotipicamente pretos - Cissé, Diakité e Cavanda -, algo bastante interessante se recordarmos do histórico nada amigável que uma determinada facção de torcedores tem em relação com jogadores de pele escura.

Mas a alegria da torcida da Lazio só foi completa com o anúncio dos gols do Zurique sobre o Vaslui, num placar de 2a0 que confirmou a classificação "biancocelesti". Sporting (líder no grupo) e Lazio (vice-líder), avançam na Liga Europa e aguardam o sorteio para conhecerem seus futuros adversários na competição continental (sorteio esse que será realizado nessa sexta-feira). Agora, podem retornar suas atenções para as competições nacionais: a Lazio, quarta colocada no Italiano, recebe a vice-líder Udinese e pode terminar a rodada em primeiro (está a dois pontos tanto de Udinese quanto de Juventus). Já o Sporting Lisboa, que visita a Académica, não pode ganhar posições nessa rodada: está em terceiro no Português com quatro pontos de distância dos dois times que se encontram na frente, os invictos Porto (líder) e Benfica (vice-líder) - em compensação, também não poderá ser ultrapassado, já que o time imediatamente atrás é o Sporting Braga, com quatro pontos de desvantagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário