sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Liga Dos Campeões Da Europa: Definidos Duelos Das Oitavas

Sorteio realizado hoje em Nyon, Suíça, definiu os cruzamentos na fase oitavas-de-final na mais forte competição interclubes do futebol mundial. As partidas de ida estão agendadas para os dias 14, 15, 21 e 22 de fevereiro; os jogos de volta, marcados para 6, 7, 13 e 14 de março de 2012.

Vamos agora analisar cada um dos oito duelos. Entre parênteses, as probabilidades de cada equipe se classificar na análise do blogueiro.

Lyon (70%) e Apoel (30%)
A equipe francesa avançou em segundo lugar num grupo que teve o Real Madrid como líder absoluto. A classificação, por sinal, foi rodeada de polêmica: será que o Dínamo Zagreb facilitou as coisas para levar uma virada de 7a1, dentro de casa, com direito a meia dúzia de gols no segundo tempo? O adversário do atual 4º colocado no Campeonato Francês será o chipriota Apoel, líder na sua liga nacional e líder no grupo que tinha Zenit, Porto e Shakhtar Donetsk. Será que a equipe comandada pelo sérvio Ivan Jovanovic continuará aprontando?

Napoli (40%) e Chelsea (60%)
Os napolitanos, de volta à Liga dos Campeões após vinte e um anos, chegam até aqui após conseguirem avançar no grupo mais forte da fase anterior (ficaram atrás do Bayern de Munique e na frente de Manchester City e Villarreal). Em quinto lugar no Campeonato Italiano, o Napoli é aquele tipo de time que funciona melhor exatamente quando enfrenta equipes fortes e de vocação ofensiva - caso do Chelsea.  Em 3º na Premiership, os comandados de André Villas-Boas avançaram como líderes num grupo com Bayer Leverkusen, Valencia e Genk. Para alívio de um treinador que, cerca de cinco meses depois de assumir, já estava sob pressão.

Milan (40%) e Arsenal (60%)
O atual 3º colocado no Campeonato Italiano passou de fase em 2º lugar no grupo do Barcelona. Na temporada passada, os comandados de Massimiliano Allegri foram eliminados exatamente na fase oitavas-de-final e exatamente para um londrino (o Tottenham). O Arsenal, que está numa ascendente na temporada, encontra-se em 5º lugar na Premiership e se classificou com folgas num grupo que tinha Olympique de Marseille, Olympiakos e Borussia Dortmund.


Basel (10%) e Bayern de Munique (90%)
O surpreendente Basel (equipe da semana neste blógui), avançou na Liga dos Campeões superando ninguém menos que o Manchester United na fase de grupos. O Bayern, líder no fortíssimo grupo com Napoli, City e Villarreal, sonha jogar a final continental dentro de seu estádio e conta com um elenco bastante qualificado para correr atrás desse sonho.


Bayer Leverkusen (5%) e Barcelona (95%)
Vice-líder no grupo do Chelsea e 6º colocado na Bundesliga, o Bayer tem a dificílima missão de medir forças com a melhor equipe de futebol do planeta, o Barcelona de Josep Guardiola. Diria que os comandados de Robin Dutt deveriam aproveitar o cruzamento mais como um aprendizado do que como uma competição por vaga nas quartas-de-final.

CSKA Moscou (20%) e Real Madrid (80%)
Vice-líder no grupo da Internazionale e atrás somente do Zenit no Campeonato Russo, o CSKA Moscou tem pela frente a forte equipe do Real Madrid, que temporada passada superou o "trauma das oitavas". E a tendência é que os comandados de José Mourinho sigam em frente, notadamente pela diferença técnica flagrante entre os elencos.

Zenit (50%) e Benfica (50%)
O duelo entre o líder no Campeonato Russo e o vice-líder no Campeonato Português é daqueles onde fica difícil apontar um favorito. Para chegarem até aqui, os comandados do italiano Luciano Spaletti conseguiram segurar o Porto no estádio do Dragão (0a0) e avançaram em segundo lugar no grupo do Apoel. Já o Benfica, líder no grupo que mandou o Manchester United para a Liga Europa, perdeu somente um jogo na temporada (para o Marítimo, pela Taça de Portugal).


Olympique de Marseille (40%) e Internazionale (60%)
O clube francês, 8º colocado na liga nacional, avançou na fase de grupos graças a uma virada espetacular na rodada derradeira, quando venceu o Borussia, em Dortmund, por 3a2. A Internazionale, que se classificou como líder no grupo do CSKA Moscou, não vem conseguindo jogar bem na temporada, aparecendo em 7º lugar no Campeonato Italiano. Com o time completo, porém, deverá conseguir a classificação.

2 comentários:

  1. Lyon x Apoel: Acredito que o conto de fadas do Apoel acaba agora nas oitavas, o Lyon tem mais time e é o grande favorito

    Napoli x Chelsea: É difícil definir um favorito, ambos são favoritos em suas respectivas casas. Será decidida nos pequenos detalhes

    Milan x Arsenal: Como em 2008, o Milan tem um time melhor. Assim como Napoli x Chelsea, será decidida nos pequenos detalhes

    Basel x Bayern: Amplo favoritismo ao time bávaro, o Basel espantou a todos ao eliminar o Manchester United, mas essa zebra não deve se repetir.

    Leverkusen x Barcelona: Assim como o Arsenal na temporada passada, o Leverkusen deixou um primeiro lugar que estava em suas mãos escapar, agora terá uma missão quase que impossível, eliminar o Barcelona.

    CSKA x Real Madrid: O CSKA tentará se aproveitar do fantasma das oitavas de final para surpreender o favoritissimo Real Madrid. Mesmo assim deve dar Real.

    Zenit x Benfica: Sem dúvidas o confronto mais imprevisivel, assim como o duelo dos ingleses contra os italianos, pequenos detalhes definirão um classificado

    Marséille x Inter: Outro confronto equilibrado, as duas equipes vem fazendo campanhas bem ruins em seus campeonatos nacionais. Acredito que dê Inter, que é um pouco melhor.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Não gostei muito do sorteio kkk O Arsenal vai encarar o Milan novamente, assim como há três temporadas. O bom é que, apesar de ser equilibrado, os italianos tem ligeira vantagem, acredito. É rezar para nenhum jogador, especialmente RvP, se contundir. Esperemos ter o Wilshere de volta ao time, aí sim, que o duelo será interessante !

    allaboutfootballandarsenal.blogspot.com

    ResponderExcluir