segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Equipe E Jogada Da Semana

Entre o sábado (dia 3) e o domingo (dia 11), o Fussballclub Basel realizou três partidas oficiais. Na primeira delas, uma vitória por 1a0 sobre o Luzern (gol de Marco Streller) foi relevante na Axpo Super League (o nome dado ao Campeonato Suíço): com o resultado, a equipe abriu quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder e garantiu o título nacional de inverno com uma rodada de antecipação. Na terceira e mais recente dessas partidas, os comandados do alemão Heiko Vogel empataram fora de casa com o Neuchâtel Xamax (1a1, gol de novo dele: Streller).

Mas o grande feito da equipe da Basiléia ocorreu na Liga dos Campeões da Europa. Na quarta-feira, dia 7, o Basel recebeu o Manchester United, atual campeão inglês e vice-campeão europeu. O cenário era o seguinte: Basel se classifica às oitavas com vitória, Manchester se classifica às oitavas com vitória ou empate. E o estádio St. Jakob-Park testemunhou um histórico 2a1 para o clube suíço. Marco Streller, sempre ele, abriu a contagem aos oito minutos de partida. Aos trinta e nove minutos do segundo tempo, Alexander Frei deixou o dele e ampliou a vantagem para 2a0. No final, aos quarenta e três, Phil Jones descontou. Mas a vaga ficou mesmo com o Basel, no que pode ser considerado o desfecho mais surpreendente nessa fase de grupos no mais forte torneio interclubes do mundo.

Uma curiosidade que considero interessante é a análise dos times titulares de Basel e Manchester United naquela jornada: enquanto o United foi a campo com somente quatro jogadores nacionais (isto é, ingleses), o Basel iniciou o jogo com quatro jogadores estrangeiros (ou seja, não-suíços). Bem, de toda forma é verdadeiro afirmar que nem todos esses "suíços" nasceram em território suíço, caso por exemplo do jovem meio-campista Xherdan Shaqiri: de vinte anos e nascido no Kosovo, foi dele a assistência para o gol de Frei.

Fica aqui registrada nossa parabenização ao Basel pelo título de inverno e também pelo respeitável feito de passar pelo Manchester United (empatou por 3a3 em Old Trafford antes dessa vitória na derradeira sexta rodada na fase de grupos). Muitos tratam o 2a1 na Basiléia como um "vexame do United". Até posso concordar. Mas devemos também colocar os vencedores como protagonistas. Então, eis um "grande feito do Basel". Em tempo: o Basel está há onze jogos invicto na temporada.

Jogada da semana

Marco Streller marcou gol em todos os últimos três jogos do Basel (como vocês puderam ver nos parágrafos acima). Então, vamos ilustrar a jogada da semana com o segundo desses gols, que foi justamente o que abriu caminho para a vitória diante do Manchester United, na sexta rodada da fase de grupos na Liga dos Campeões da Europa. O camisa nove recebeu cruzamento vindo do lado esquerdo e emendou um chute de canhota para estufar a rede adversária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário