sábado, 7 de janeiro de 2012

2012 Começa Bem Para A Internazionale: Goleada E Grande Atuação

Dificilmente haveria uma maneira melhor para a Internazionale iniciar o ano de 2012. Com uma atuação brilhante (sobretudo na transição do meio-campo para o ataque), a equipe dirigida por Claudio Ranieri goleou o Parma pelo placar de 5a0 e consolidou a 5ª colocação na tabela do Campeonato Italiano. Como a Lazio foi surpreendida mais cedo pelo Siena (4a0, sendo que o Siena não marcava gol pela Série A havia cinco partidas), o Nerazzurri terminará a 17ª rodada a um ponto do 4º lugar, que pertence exatamente à Lazio.

O time do Parma, em 13º na tabela de classificação, pode ser ultrapassado por Fiorentina e Cagliari, que entram em campo nesse domingo e estão um ponto atrás da equipe comandada por Franco Colomba.

O próximo compromisso da Internazionale é nada mais, nada menos, do que o clássico de Milão com o Rossonero, dia quinze. Já o Parma recebe o Siena, na mesma data, no estádio Ennio Tardini.

O jogo

Devo confessar que a escalação interista em nada me agradava. Com três volantes e um único meia mais ofensivo, tudo levava a crer que teríamos mais uma atuação burocrática da equipe da casa. Sem jogadores como Wesley Sneijder e Diego Forlán (que se recuperam de contusões), ficava ainda mais difícil entender a opção do treinador em manter Philippe Coutinho como reserva. Só que o desempenho do time foi tão interessante que pode-se afirmar o seguinte: o 4-3-1-2 de Ranieri funcionou na noite desse sábado. Muito disso se deve à maravilhosa atuação do argentino Ricardo Gabriel Álvarez, de 23 anos de idade e contratado junto ao Vélez Sarsfield. Caindo pela esquerda e também pela direita, o hábil meio-campista descolou muitas opções de ataque, chamando o jogo para si e correspondendo com diversas jogadas bem realizadas.

O primeiro gol da partida saiu aos doze minutos, com jogada 100% argentina: Javier Zanetti abriu na esquerda com Ricardo Álvarez e ele cruzou no capricho para Diego Milito, que completou com estilo antes da primeira trave. 1a0 Internazionale em San Siro. Aliás, o que não falta na Internazionale é jogador de nacionalidade argentina: além desses três que participaram do gol inaugural, Walter Samuel e Esteban Cambiasso também foram titulares.

Com dezessete minutos, foi a vez de brilhar a estrela de outro atleta sul-americano: aproveitando-se de uma sobra de bola, o brasileiro Thiago Motta pegou em cheio na redonda e mandou pra rede. 2a0 Internazionale.

O domínio do time mandante era tamanho que, entre um gol e outro, Giampaolo Pazzini desperdiçou grande oportunidade de marcar após receber ótimo passe de "Ricky" Álvarez, dessa vez em jogada pelo lado direito. O time do Parma, que não demonstrava qualquer sinal de abatimento, saía para o jogo em velocidade e tinha em Sebastian Giovinco sua principal alternativa para tentar superar a forte defesa interista. Alíás, achei interessante observar algumas semelhanças de Giovinco com o brasileiro Alex, do turco Fenerbahce: careca, de baixa estatura, pele clara, bastante habilidade, passadas curtas e ligeiras. E ainda por cima, vestindo a camisa dez. Não duvido nada que Giovinco possa ser um nome a se ter em conta para a seleção italiana para a Copa de 2014. Dos pés de Giovinco, saíram passes e finalizações apreciáveis, como por exemplo uma cobrança de falta que colocou o goleiro Júlio César para trabalhar - e bem. De cabeça, Giovinco perdeu chance clara para diminuir a desvantagem no placar, mandando a bola à direita da meta. Tudo bem, não vamos exigir muita coisa nesse fundamento para um jogador de 160 centímetros de altura. Mas que foi uma chance clara, isso foi.

Com os constantes apoios de Maicon pelo lado direito e de Yuto Nagatomo pelo esquerdo, a Inter ganhava opções de ataque e marcava presença no campo do adversário. Numa dessas subidas pelos flancos do gramado, Maicon cruzou com precisão e Diego Milito foi certeiro no cabeceio, colocando 3a0 no placar e marcando seu segundo gol no jogo.

A superioridade interista no desempenho e no resultado davam a entender que a partida já estava resolvida no que tange à ditribuição dos pontos. E, aos dez minutos do segundo tempo, Pazzini ratificou essa impressão: em contra-ataque fulminante iniciado por Lúcio, Milito recebeu e serviu o companheiro de ataque, que concluiu com um toque sutil, tirando do goleiro Antonio Mirante e colocando 4a0 no placar. Na comemoração, Pazzini fez seu habitual gesto de colocar os dedos indicador e médio próximos aos próprios olhos, em imagem que já virou até desenho de bandeira na torcida.

Com Andrea Poli, Coutinho e Marco Davide Faraoni entrando nos lugares dos argentinos Cambiasso, Álvarez e Milito, a Internazionale perdeu um pouco de sua dinâmica ofensiva, mas continuou atuando bem. Lá na defesa, uma intervenção de Zanetti cortando para a própria rede em lance paralisado por impedimento arrancou aplausos da massa, em reconhecimento ao esforço do lendário capitão de 38 anos de idade, esbanjando uma forma física admirável. Ele agradeceu prontamente o carinho dos torcedores no lance inusitado, pois teria sido um golaço contra se o árbitro Antonio Giannoccaro não seguisse a correta indicação de impedimento apontada pelo auxiliar.

Aos trinta minutos, três depois de entrar em campo, Davide Faraoni marcou o que talvez tenha sido o mais belo gol do jogo: a bola sobrou para ele a alguns metros da meia-lua e o camisa trinta e sete emendou um chute de rara beleza, encobrindo Mirante. Golaço, 5a0 Inter.

O ano de 2012 está apenas começando e há muita água para rolar na Série A italiana nessa temporada (ainda nem chegamos na metade). Se conseguir tornar atuações como a dessa partida um hábito, a Internazionale tem totais condições de entrar na zona de classificação para a Liga dos Campeões da Europa e também pleitear a conquista do scudetto. O Parma, embora derrotado de goleada, tem qualidades individuais e táticas para não precisar se preocupar com zona de despromoção. Muito me agradou a rápida saída da equipe visitante nos contra-ataques, sempre buscando se aproximar do gol adversário de forma objetiva. Com alguns acertos na proteção à defesa, o time que vestiu um belo uniforme monocromaticamente amarelo pode terminar ali pelo meio da tabela, mas creio que fora da zona de classificação para as competições européias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário