segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Arrasador No Segundo Tempo, Arsenal Vira O Jogo E Avança Na Copa Da Inglaterra

Arsenal e Aston Villa duelaram nesse domingo em partida válida pela 4ª rodada na Copa da Inglaterra. E as equipes que não se encontravam por essa competição desde o ano 1983, fizeram uma partida bastante interessante no estádio Emirates, em Londres. Pouca gente poderia imaginar que a equipe visitante fosse para o intervalo de jogo vencendo por 2a0. E possivelmente menos gente ainda suporia que o Arsenal, aos dezesseis minutos do segundo tempo, já estivesse a frente no placar. Pois foi o que aconteceu nesse belo jogo, que colocou os comandados de Arsène Wenger na fase oitavas-de-final na competição futebolística mais antiga.

O jogo (confira como foi a transmissão da partida em tempo real)

O Arsenal iniciou a partida tomando a iniciativa e criando chances. Uma das maiores aproximações do gol aconteceu na marca de cinco minutos, quando o holandês Robin van Persie rolou de lado em cobrança de falta e o belga Thomas Vermaelen chutou com força e colocação uma bola que foi espalmada pelo irlandês Shay Given praticamente no ângulo esquerdo.

Bem postado em campo e sabendo sair para o ataque com relativa desenvoltura, o Aston Villa foi crescendo no jogo e causando dificuldades ao time mandante, que já não incomodava como outrora. O búlgaro Stiliyan Petrov e o irlandês Robert David "Robbie" Keane faziam circular bem a bola no campo de ataque, em alguns momentos envolvendo por completo o sistema defensivo do Arsenal. E foi em jogada da dupla Petrov-Robbie Keane que nasceu o primeiro gol do jogo: após escanteio cobrado pela esquerda, os dois jogadores tabelaram bonito e o cruzamento encontrou o irlandês Richard Dunne, que cabeceou para inaugurar o marcador, aos trinta e três minutos.

Atrás no placar, o Arsenal passou a ter maior ímpeto em se mandar ao ataque. Mas não somente esbarrou na boa marcação do Aston Villa como ainda foi pego em um contra-ataque fulminante, concluído por Darren Bent aos quarenta e cinco minutos. 2a0 Villans.

Nenhuma substituição foi realizada no intervalo, mas o jogo teve uma mudança radical no panorama. Logo com um minuto, o alemão Per Mertesacker quase descontou. Desenvolto, ligeiro e objetivo, o Arsenal foi criando chance atrás de chance pra cima de um Aston Villa que praticamente não conseguia tocar na bola. Aos nove minutos, Dunne não tocou na bola e derrubou o galês Aaron Ramsey na área: pênalti (que poderia resultar no segundo cartão amarelo do zagueiro irlandês). Van Persie cobrou e diminuiu. Dois minutos depois, Theo Walcott desceu em velocidade pela direita e teve sua bela jogada individual premiada com um gol meio que involuntário, pois a defesa tentou afastar a bola e acabou acertando o próprio Walcott, tomando a redonda o caminho da rede. 2a2 no placar.

Pensa que acabou a pressão do Arsenal? Pois tinha mais: com o zagueiro francês Laurent Koscielny atuando na frente, coube ao atacante Darren Bent agir como defensor. Sem o cacoete da posição, Bent derrubou Koscielny na área e cometeu nova penalidade máxima. Van Persie pegou a bola e mandou desta vez no lado esquerdo. 3a2 Arsenal, virando o jogo com três gols num intervalo de sete minutos e detendo a posse de bola naqueles dezesseis minutos iniciais de segundo tempo em 89% do tempo.

O ritmo de jogo deu uma diminuída, muito provavelmente numa decisão estratégica de Wenger, que trocou o tcheco Tomás Rosický pelo espanhol Mikel Arteta. Mas o grande atrativo nos minutos finais foram as entradas dos franceses Bacary Sagna (retornando de lesão) e Thierry Henry (ídolo no clube) nos lugares dos ingleses Alex Oxlade-Chamberlain e Theo Walcott. Na fase oitavas-de-final, o Arsenal terá pela frente o vencedor de Middlesbrough e Sunderland, que decidem a vaga no dia sete de fevereiro, em Middlesbrough (a partida no Stadium of Light terminou empatada em 1a1, o que forçou um novo encontro entre os times).

Nenhum comentário:

Postar um comentário