terça-feira, 30 de abril de 2013

Borussia: De Dortmund Para Wembley, Passando Por Madrid

Apesar da boa margem de gols conseguida em Dortmund (4a1), o Borussia só conseguiu a vaga na final européia após um final de jogo dramático. O apito derradeiro aos cinquenta minutos e cinquenta e cinco segundos no segundo tempo foi para aliviar a tensão de um time que estava sob pressão.

Para ler a transmissão da partida em tempo real, acesse @jogandoagora e procure pela #RMDBVB

A partida no estádio Santiago Bernabéu confirmou as expectativas: foi agradável, dinâmica, de ótimo nível técnico. No primeiro tempo, o maior responsável pela manutenção do 0a0 foi o goleiro Weidenfeller, que realizou duas grandes defesas em finalizações de Higuaín e Cristiano.

Mas o Borussia era muito mais que apenas um grande goleiro. Tinha o ótimo zagueiro Hummels, de atuação formidável, pagando com juros e correção a falha cometida no jogo de ida. Seu parceiro de zaga, Subotic, também correspondia. O volante Gundogan, por sua vez, encanta esse blogueiro pela exuberante capacidade de fazer a proteção à defesa e a transição ao ataque com qualidade e naturalidade. Há muita gente boa na posição no futebol alemão, mas já vejo com bons olhos se Gundogan for titular na Copa do Mundo, sob o comando de Joachim Low.

Então, como superar essa muralha amarela? Mourinho era um que não sabia a resposta. Demorou demais para buscar alternativas, colocando Kaká e Benzema aos onze minutos pós-intervalo. Tirou Coentrão e Higuaín, numa mexida aquém do que a situação pedia. Faltando pouco mais de meia hora, o Real abria mão de um atacante mesmo precisando de uma média de um gol a cada dez minutos. Só que, na base do abafa, o Real conseguiu um novo ânimo aos trinta e sete, quando marcou 1a0 - gol de Benzema em jogada iniciada por Kaká, isto é, gol vindo do banco.

O novo ânimo ganhou dimensões incendiárias aos quarenta e dois, quando Ramos recebeu de Benzema e marcou o segundo. Faltava o terceiro, que seria o da classificação. Howard Webb indicou cinco minutos como acréscimo. A torcida merengue, que minutos atrás parecia silenciar diante do impossível, agora estava a plenos pulmões acreditando no mais que tangível. No futebol é assim mesmo: o universo das possibilidades desafiam a própria natureza matemática.

No final, festa do time que jogou melhor a maior parte do confronto de 180 minutos. Com muito toque de bola, com muita personalidade, com muita qualidade, com um padrão de jogo envolvente e, sim, com contornos dramáticos também, o Borussia Dortmund estará em Wembley no dia vinte e cinco de maio. Descobriremos se diante de Bayern ou Barcelona. Mas uma certeza já fica: teremos uma decisão de Liga dos Campeões como há muito tempo não se via. Para deleite dos amantes do futebol arte.

2 comentários:

  1. Épico! Histórico! Só para lhe informar: tal volante que lhe (nos) agrada, já anda frequentando o lugar por você referido:

    http://www.soccerway.com/matches/2013/03/26/europe/wc-qualifying-europe/germany/kazakhstan/1227470/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha! Escalado como titular e ainda marcando gol na seleção de Low! Imagina na Copa!

      Excluir