terça-feira, 17 de junho de 2014

Guillermo Ochoa: O Dono Da Bola, Senhor Da Baliza, Nome Do Jogo

Sabe quando o dia é do goleiro? Dezessete de junho de dois mil e catorze, em Fortaleza, o dia foi do goleiro. Guillermo Ochoa, que está em sua terceira Copa do Mundo, sendo a primeira na condição de titular no México, atuou magistralmente para proteger a baliza de sua pátria.

De perder a conta a quantidade de intervenções importantes. De defesas difíceis. E o que é melhor: fazendo tudo isso de maneira discreta, usufruindo de um ótimo posicionamento e agindo da maneira mais simples possível para cumprir o difícil ofício que é o de ser goleiro. Fez parecer fácil!

Seria um mundo muito melhor esse em que vivemos se houvessem vários Ochoas espalhados pelo planeta. Imagina só um presidente que, de maneira objetiva e direta, defendesse os interesses da população de seu país. Ou um juiz que agisse única e exclusivamente visando defender a aplicação da justiça. Ou que tal pensarmos num policial que, em vez de defender os interesses do capital, voltasse seus olhos para os oprimidos e reféns da ditadura empresarial? Daria para enumerar exemplos e mais exemplos, mas fiquemos com o de Ochoa, o goleiro. Foi um 0a0 com encanto, porque quando lembrarmos desse placar, lembraremos de sua performance. Não teria a mesma graça se a partida terminasse 1a1, por exemplo.

Claro que houve um outro grande facilitador para o jogo terminar sem gol: Luiz Felipe Scolari, aquele indivíduo que comanda a seleção brasileira e que muitos acham apropriado chamar de "técnico". Eu sinceramente me sinto mais seguro de chamar Ochoa de goleiro do que Felipão de técnico. Goleiro é aquele que está lá para defender, e Ochoa sabe fazer isso. Técnico é aquele que está lá para organizar, dar padrão de jogo, transformar o time quando necessário. Não vejo nenhuma dessas características em Scolari. Não vi no ano do título de 2002, não vejo doze anos depois. Mas sigamos em frente, o futuro a Deus pertence. Quem diria que uma ex-guerrilheira se tornasse presidente para defender o grande capital em detrimento de gente? Pode ser que um dia Felipão vire técnico. Só acho que não dará tempo de fazê-lo nessa Copa. Enquanto isso, deixo os aplausos para Ochoa, goleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário