terça-feira, 3 de maio de 2011

Juve Vence Lazio E Cola Nas Competições Européias

A Juventus foi até a capital italiana e, embora não tenha feito uma boa partida, voltou de Roma com uma vitória providencial na empreitada de disputar ou a Liga Europa ou a Liga dos Campeões na próxima temporada. Com um gol solitário de Simone Pepe aos 42 minutos do segundo tempo, a "Vecchia Signora" chegou aos 56 pontos, ficando na 7ª colocação a 4 pontos de distância da 4ª colocada, que é exatamente a Lazio.

O jogo

É bem verdade que a Lazio tem chances consideráveis de conseguir uma vaga na próxima Liga dos Campeões da Europa e que a Juventus também tem o direito de sonhar com a 4ª posição. Mas, a julgar pelo desempenho de ambas as equipes no estádio Olímpico de Roma nessa última segunda-feira, é bem razoável estimar que Udinese e Roma podem tranqüilamente figurar na mais importante competição européia de clubes. Apresentando um futebol burocrático e de pouca criatividade, a Lazio mostrava dificuldades de desenvolver um jogo ofensivo, contando com as subidas do suíço Stephan Lichtsteiner pela direita e com o talento do brasileiro Hernanes, ora centralizado, ora mais pelo flanco esquerdo de campo. Mas muito pouco de interessante saía dos pés desses jogadores, o que acabava resultando no sumiço de jogadores de qualidade, como Sergio Floccari e o argentino Mauro Zárate. Pelo lado juventino, Alberto Aquilani era quem melhor organizava o meio-campo, com Alessandro Del Piero aparecendo pouco mas dando aquele toque de qualidade capaz de deixar um companheiro a qualquer momento na cara do gol. Como em lance onde Alessandro Matri ficou de frente com o goleiro uruguaio Fernando Muslera mas acabou tendo a finalização defendida pelo camisa 86.

A partida seguia sem emoções na etapa complementar, com o 0a0 se arrastando com toda a naturalidade. As entradas do bósnio Hasan Salihamidzic e do centroavante Luca Toni podem até ter sido bem-intencionadas por parte de Luigi Del Neri, mas o que efetivamente mudou o jogo a favor da Juventus foi a expulsão de Cristian Daniel Ledesma: aos 35 minutos, o jogador calçou o brasileiro Felipe Melo por trás (em lance onde ficou difícil detectar se houve de fato o toque que caracterizasse a falta) e o árbitro Paolo Silvio Mazzoleni mostrou ao ítalo-argentino o segundo cartão amarelo, que automaticamente converteu-se na eliminação de Ledesma da partida. Foi então que abriu-se caminho para o triunfo "Bianconero": aos 42 minutos, numa rara aparição de Pepe, o camisa 23 não desperdiçou a chance ao recolher a bola pela esquerda e, contando com um desvio sutil na marcação, superou Muslera e marcou o gol do jogo.

Se entre a expulsão e o gol Edoardo Reja havia trocado Zárate pelo australiano Mark Bresciano numa demonstração de tentar segurar o 0a0, após o gol anotado pelo adversário o treinador tratou de trocar Cristian Brocchi pelo tcheco Libor Kozák. Tarde demais. Na próxima rodada, a Lazio tem outro "confronto direto" pela Liga dos Campeões: visita a Udinese no domingo. Já a Juventus fecha a 36ª rodada recebendo o Chievo na segunda-feira para vencer o jogo e se aproximar do retorno à "UEFA Champions League".

Outros resultados


Sábado

Cesena (16º) 1a2 (2º) Internazionale
Napoli (3º) 1a0 (10º) Genoa

Domingo

Milan (1º) 1a0 (15º) Bologna
Sampdoria (17º) 3a3 (19º) Brescia
Catania (14º) 2a0 (11º) Cagliari
Chievo (12º) 1a0 (18º) Lecce
Parma (13º) 3a1 (8º) Palermo
Fiorentina (9º) 5a2 (5º) Udinese
Bari (20º) 2a3 (6º) Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário