terça-feira, 9 de agosto de 2011

Copa Sul-Americana 2011: À Caminho Da Libertadores 2012

Começou em 2 de agosto e vai até 14 de dezembro a disputa da Copa Sul-Americana 2011, atual segunda competição mais importante no continente. A exemplo da edição passada - vencida pelo Independiente -, o campeão garante vaga na Copa Libertadores da América no ano seguinte.

O Brasil é o país com mais representantes (são oito: Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Ceará, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco), seguido pela Argentina (além do atual campeão Independiente, há outras seis equipes argentinas: Argentinos Juniors, Arsenal de Sarandí, Estudiantes, Godoy Cruz, Lanús e Vélez Sarsfield). Os demais oito países representados na competição levam três clubes cada: Aurora, San José, The Strongest (Bolívia), Deportes Iquique, Universidad Católica, Universidad de Chile (Chile), Deportivo Cali, La Equidad, Santa Fé (Colômbia), Deportivo Quito, Emelec, LDU (Equador), Libertad, Nacional, Olímpia (Paraguai), Juan Aurich, Universidad César Vallejo, Universitário (Peru), Bella Vista, Fênix, Nacional (Uruguai), Deportivo Anzoátegui, Trujillanos e Yaracuyanos (Venezuela).

As equipes argentinas e brasileiras iniciam sua participação a partir da segunda fase, com exceção do Independiente, que já está automaticamente garantido na fase oitavas-de-final. Eis os duelos envolvendo clubes argentinos e brasileiros na segunda fase - todos eles confrontos caseiros (partidas envolvendo um brasileiro e um argentino só poderão acontecer a partir da fase quartas-de-final).

Argentinos Juniors e Vélez Sarsfield (jogos em 1º de setembro e 8 de setembro)
Vasco e Palmeiras (jogos em 11 de agosto e 25 de agosto)
Arsenal de Sarandí e Estudiantes (jogos em 30 de agosto e 6 de setembro)
Atlético Mineiro e Botafogo (jogos em 10 de agosto e 23 de agosto)
Lanús e Godoy Cruz (jogos em 10 de agosto e 24 de agosto)
Ceará e São Paulo (jogos em 10 de agosto e 24 de agosto)
Flamengo e Atlético Paranaense (jogos em 10 de agosto e 24 de agosto)

Não é nada recomendável dar um pitaco nessa altura do campeonato. Explica-se: a Copa Sul-Americana costuma "engrenar" mais próximo de seu desfecho. Nessas primeiras fases eliminatórias, muitos clubes simplesmente priorizam suas ligas nacionais e escalam equipes recheadas de reservas na competição continental. Uma questão de prioridade, que muitas das vezes gera arrependimento a um time eventualmente eliminado, com aquela sensação de "não consegui a vaga na Libertadores através do campeonato doméstico e poderia tê-la conquistado pela Copa Sul-Americana". O fato é que argentinos e brasileiros têm, sim, algum favoritismo. Mas não se pode desprezar o peso da camisa de equipes como o Nacional do Uruguai, a Univeridad de Chile e a equatoriana LDU. Além, é claro, do fator surpresa: quem imaginaria que Argentina e Brasil cairiam na fase quartas-de-final na Copa América 2011 e Peru e Venezuela marcariam presença na fase semifinal? Coisas do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário