quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Flamengo Cai Em Florianópolis: Avaí 3a2

Depois de vencer o clássico catarinense em pleno estádio Orlando Scarpelli, o Avaí de Toninho Cecílio deu continuidade ao bom momento vivido na competição e venceu o Flamengo por 3a2, na Ressacada. Foi a primeira derrota da equipe de Vanderlei Luxemburgo na condição de visitante nessa temporada 2011 (na Série A, havia vencido quatro e empatado cinco vezes em campo oponente).

O jogo

"Vamos buscar diminuir os espaços ao Flamengo e conseqüentemente atacar em velocidade". Foi mais ou menos com essas palavras que o treinador Toninho Cecílio disse, minutos antes de a bola rolar, como seria o comportamento de seus comandados na partida diante de um adversário que conserva planos de título brasileiro. E tal foi a postura dos jogadores avaianos, que partiram para o ataque e já abriram o placar com três minutos: em posição irregular, Romano recebeu na esquerda e a bola chegou em Robinho, que chutou cruzado para marcar 1a0.

Com dezoito minutos, Vanderlei Luxemburgo trocou o volante Luiz Antônio pelo avante Negueba. São coisas que não entendo no mundo futebolístico: o time que serve para empatar em 0a0 já não serve quando o placar está em 1a0 para o adversário? Por que não iniciar a partida com dois atacantes? Por que insistir numa formação com três volantes? Parece que, quando os resultados aparecem, tudo é justificável... O fato é que o Flamengo passou a chegar mais vezes e chegou à rede adversária aos trinta e um minutos, mas o auxiliar José Amílton Pontarolo acusou infração de Deivid, que teria empurrado o adversário com quem disputaria a jogada aérea.

Muito bem marcado pelos jogadores que o acompanhavam (talvez principalmente Diogo Orlando), Ronaldinho Gaúcho tinha dificuldades para criar ocasiões de gol. Thiago Neves, de volta ao time, não tinha bom rendimento e sobrecarregava o jogo em cima do camisa 10. Dessa forma, o Avaí conseguia conter os avanços flamenguistas. Só que a genialidade de Ronaldinho pediu passagem aos trinta e sete minutos: em cobrança de escanteio pela esquerda, o craque marcou olímpico, mandando a bola bem perto da primeira trave. 1a1, placar que se manteve até o apito de intervalo.

Veio o segundo tempo e o Avaí novamente mostrava maior ímpeto ofensivo. Aos vinte e três minutos, Toninho Cecílio trocou Bruno Silva por Rafael Coelho, deixando o time com mais um atacante. E, no minuto seguinte à mexida, prêmio pela ofensividade: bola levantada pelo lado direito e cabeceio certeiro de Lincoln. 2a1 Avaí, para desespero do goleiro Felipe, que foi à loucura com mais um vacilo da defesa rubronegra: o camisa 1 já havia realizado pelo menos duas defesas difíceis, que talvez não fossem necessárias se a zaga estivesse melhor posicionada nas jogadas.

A alegria avaiana pela vitória parcial virou euforia generalizada no estádio da Ressacada quando, aos vinte e sete minutos, a equipe da casa ampliaria a vantagem: Thiago Neves perdeu a bola no campo de ataque, Rafael Coelho foi acionado em lançamento e, ágil como o animal mencionado em seu sobrenome, foi mais rápido do que Ronaldo Angelim, ficou na cara de Felipe e superou o goleiro com um chute cruzado. 3a1 e muita comemoração por parte de Coelho, que acabara de sair do banco.

A partir daquele momento, o Avaí passou a apostar inteiramente nos contra-ataques e o Flamengo não via mais o que fazer se não partir para o campo ofensivo. Sucederam-se duas substituições para cada lado: no Avaí, entraram Fabiano (genro de Luxemburgo) e Welton Felipe nos lugares de Robinho e Lincoln (possivelmente o melhor jogador em campo, fazendo jus a ovação recebida das arquibancadas); no Flamengo, o argentino Dario Bottinelli e Jael entraram nos lugares de Rodrigo Alvim e Negueba. É curioso pensar que o Flamengo precisava de dois gols para pontuar e mesmo assim manteve Diego Maurício entre os suplentes, insistindo nas pífias atuações de Thiago Neves e Deivid. Mesmo assim, aos quarenta e três minutos pintaria mais um gol rubronegro: Jael disputou a bola com vontade e a redonda sobrou com Ronaldinho, que não desperdiçou a oportunidade e marcou seu segundo gol na partida. Ele até cumpriu o seu papel, como vem acontecendo com freqüência, mas o time não correspondeu e mereceu o revés em Santa Catarina.

Na próxima rodada, o Avaí visita o Atlético Mineiro em duelo direto na fuga pelo descenso. Já o Flamengo recebe o Bahia para manter-se na zona da Libertadores e, quem sabe, tentar uma reaproximação da liderança.

Outros resultados

Corinthians (1º) 3a2 (15º) Grêmio
Vasco (2º) 3a1 (13º) Ceará
Cruzeiro (11º) 2a4 (7º) Figueirense
Atlético/GO (9º) 3a1 (12º) Coritiba
Atlético/PR (19º) 0a1 (18º) Atlético/MG
São Paulo (5º) 1a2 (8º) Fluminense
Botafogo (3º) 3a1 (6º) Palmeiras
Internacional (10º) 3a3 (14º) Santos

Nessa quinta-feira, a partida entre Bahia (17º) e América (20º) concluirá a vigésima rodada.

Um comentário:

  1. Soham,
    como me pediste estiou ai, rsrsrsrs.
    O jogo em si foi fraco, o mengo igual arame liso, só cercando mas não agredindo ninguém. O Leão todo reculido na zaga e aproveitando os 30 mil passes errados do mengo. Mas o Leão viu o ponto fraco do mengo, a zaga, se aquilo pode chamar de zaga, lenta e totalmente perdida. O leão soube ter inteligência para se administrar a partida e também teve sorte, afinal não é todo dia que o assoprador de apitos erra bisonhamente em dois lances capitais, o gol com mais de 2 mettros de impedimento e na mesma linha do auxiliar e uma falta, que confesso não consegui ver, em cima do "cone" Deivid, o que seria o gol de empate, mas o Avaí não tem nada com isso e fez a parte dele, o mengo viu a banda passar.

    O mengo tem chances de ser campeão, mas sem um centroavante matador, agora de novo sem um zagueiro de peso e com a contusão de Airton falta aquele cabeça de área fixo na proteção da zaga, vai ser mais complicado, depender apenas de um ou dois jogadores é pouco para um time ser campeão. Derrepente engrena de novo, mas a tendência é que volte a ficar dentro da normalidade, e normalidade não vence campeonato.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir