sábado, 3 de setembro de 2011

Uma Vitória Pernambucana À Mineira

O Sport não decepcionou a torcida rubronegra que compareceu ao estádio Adelmar da Costa Carvalho (mais conhecido como Ilha do Retiro) e venceu o Guarani por 3a1, aproximando-se da zona de acesso para a Série A 2012 e mantendo o Bugre na zona de descenso para a Série C 2012.

Na próxima rodada, o Sport vai até São Paulo enfrentar o Grêmio Barueri, podendo elevar para cinco partidas a sua atual seqüência de invencibilidade na Série B 2011. Já o Guarani, que venceu somente um de seus seis últimos compromissos, recebe o Vitória. Mas não em Campinas, pois o clube cumpre suspensão por incidentes no clássico com a Ponte Preta e não pode usar o estádio Brinco de Ouro da Princesa, mandando a partida para Araraquara (mais precisamente no estádio Municipal Dr. Adhemar de Barros).

O jogo

Seja lá o que os treinadores Paulo César Gusmão e Giba tenham planejado para os primeiros minutos de partida, o fato é que já com quarenta e seis segundos o time da casa abria o placar: Willians estava no lugar certo e apenas completou para o gol uma bola cruzada rasteira a partir do lado esquerdo. 1a0 Sport.

Apesar de aparentar ter um time mais qualificado tecnicamente, o Sport aceitava uma maior posse de bola por parte do Guarani e passava a ter muito maior entusiasmo em se defender do que em atacar. Com muitos erros de passe e uma equipe demasiadamente recuada, o Leão permitia uma maior aproximação de seu próprio gol. Embora o Guarani pecasse por insistir nas jogadas pelo meio em vez de buscar os flancos do campo, aquele ditado "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura" fez-se valer aos trinta e nove minutos: Denilson fez a tabela e, da meia-lua, chutou rasteiro no canto direito para empatar a partida.

Embora o maior problema do time da casa parecesse ser de (falta de) atitude, PC Gusmão usou o intervalo para realizar duas substituições: saíram o zagueiro Montoya e o atacante Júnior Viçosa para as entradas do meio-campista Maylson e do atacante Bruno Menezes Soares. Nascido em Belo Horizonte - e por isso "Bruno Mineiro" -, o jogador de 28 anos viria a decidir a partida mostrando grande oportunismo. Aos oito minutos, Marcelinho Paraíba atraiu a marcação ao carregar a bola e encontrou o companheiro live, dando um passe caprichado para que o receptor simplesmente concluísse em gol. E Bruno Mineiro correspondeu, chutando rasteiro e desempatando a partida.

Logo após o gol adversário, Giba colocou o volante Leandro Carvalho no lugar do lateral-direito Bruno Peres, congestionando ainda mais o jogo alviverde pela zona central do gramado. Com vinte e um minutos, ainda entraram os atacantes Rodrigo Paulista e Assisinho (saíram Felipe e Dairo), mas o fato de insistir em jogadas pelo centro tornava as jogadas bugrinas previsíveis, facilitando o trabalho da defesa rubronegra. Mais versátil quando chegava ao ataque, o Sport alcançou o terceiro gol explorando o lado direito: foi de lá que pintou um bom passe rasteiro para Bruno Mineiro, que aproveitou-se do descuido da defesa para aparecer em liberdade e desviar sutilmente do goleiro Émerson. 3a1 Sport e segundo gol do belo-horizontino (ou mineiro, se preferir).

Com a desvantagem de dois gols, o Guarani teve ligeira melhora na partida, embora ainda afunilasse o jogo de tal forma que os espaços vazios parecessem não existir. Assisinho se apresentava mais aberto pela esquerda, o lateral-esquerdo Carlinhos finalmente passou a ser mais acionado, e o goleiro Magrão evitou uma bola de entrar com uma intervenção de grande reflexo. O placar entre os finalistas do Campeonato Brasileiro de 1987 seguiu em 3a1 para o campeão daquele ano, e não fosse uma ou outra defesa de Émerson, poderia até ter virado goleada.

Um comentário:

  1. O Sport vem numa ótima crescente. Só não pode desperdiçar pontos em casa e contra times pequenos, pois na Série B isso é de suma importância! Ahh, e também tem que ser umt ime de chegada e não perder o folego no fim da competição!

    Abraço
    @britfoot
    britfoot.blogspot.com

    ResponderExcluir