quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

City Vence Líder Bayern Mas Toma O Caminho Da Liga Europa; Festa É Napolitana

Estreante em Liga dos Campeões da Europa, o "novo-rico" Manchester City não conseguiu ir além da fase de grupos na mais forte competição de clubes do mundo. Porém, isso não quer dizer que a campanha dos comandados de Roberto Mancini tenha sido um fiasco: na chave mais forte de todas nessa temporada, os Citizens somaram dez pontos, ficando atrás de Bayern de Munique (13) e Napoli (11) - o Villarreal sequer conseguiu pontuar no grupo A. Agora, a equipe que lidera a Premiership vai jogar a Liga Europa. O Bayern, que já tinha o primeiro lugar na chave assegurado, entrou em campo poupando diversos jogadores. Lembrando que a final da Liga dos Campeões nessa temporada será no estádio Allianz Arena, casa do Bayern de Munique.

O jogo

Já era de se esperar que os donos da casa fossem tomar a iniciativa no City Of Manchester Stadium (agora chamado de estádio Etihad), e a desenvoltura de jogadores como o espanhol David Silva e o argentino Sergio "Kun" Agüero facilitaram a aproximação da equipe à área adversária, notadamente com o apoio constante do marfinense Yaya Touré e do montenegrino Stefan Savic, bastante acionado pelo flanco direito.

O gol que abriu o placar saiu aos trinta e seis minutos: David Silva recebeu do bósnio Edin Dzeko e soltou bonito chute de fora da área, no canto direito. O Bayern também teve chances de balançar a rede adversária, mas falhou nas conclusões do croata Ivica Olic (méritos do goleiro Joe Hart) e do austríaco David Alaba.

Se no primeiro tempo o City tinha muito mais a bola no pé, no segundo o Bayern começou conseguindo um volume de jogo interessante, mas sem necessariamente ser perigoso no ataque. E, numa saída rápida dos Citizens, Dzeko deixou com Yaya e o volante foi astuto para chutar por baixo do goleiro Hans-Jörg Butt. 2a0 e festa da torcida local, que comemorava o gol virada de costas para o gramado (vai entender, né?).

O Manchester City ainda conseguiu algumas outras investidas, embora com menos freqüência de até então. Mas naquele momento o que era mais relevante para o time era o resultado de Villarreal e Napoli: para se classificar às oitavas-de-final, os Citizens dependiam não apenas de uma vitória sobre o Bayern, mas de um tropeço napolitano no estádio El Madrigal, casa do Villarreal. O 0a0 persistiu até os dezenove minutos no segundo tempo, quando Inler abriu o placar para a equipe italiana. Onze minutos depois foi a vez de Hamsik marcar e colocar 2a0 no placar, resultado que se manteve até o final.
Torcedores napolitanos vão até a Espanha e fazem bonita festa no estádio El Madrigal: meses atrás, o Napoli despedia-se da Liga Europa com uma derrota exatamente nesse campo, com direito a queda do alambrado quando os italianos comemoravam o gol de sua equipe.

Com um elenco caríssimo vestindo uma camisa que não carrega tradição, o Manchester City despede-se da atual edição da Liga dos Campeões e parte para a Liga Europa, onde fará companhia ao Manchester United, que também ficou em terceiro lugar em seu grupo. Essa, sim, uma grande surpresa. Principalmente observando que estamos falando do atual vice-campeão europeu numa chave com Benfica, Basel e Otelul Galati.

Outros resultados

Terça-feira
Grupo E: Chelsea (1º) 3a0 (3º) Valência e Genk (4º) 1a1 (2º) Bayer Leverkusen
Grupo F: Olympiakos (3º) 3a1 (1º) Arsenal e Borussia Dortmund (4º) 2a3 (2º) Olympique de Marseille
Grupo G: Porto (3º) 0a0 (2º) Zenit e APOEL (1º) 0a2 (4º) Shakhtar Donetsk
Grupo H: Barcelona (1º) 4a0 (4º) BATE Borisov e Viktoria Pilsen (3º) 2a2 (2º) Milan

Quarta-feira
Grupo A: Villarreal (4º) 0a2 (2º) Napoli
Grupo B: Lille (4º) 0a0 (3º) Trabzonspor e Internazionale (1º) 1a2 (2º) CSKA Moscou
Grupo C: Basel (2º) 2a1 (3º) Manchester United e Benfica (1º) 1a0 (4º) Otelul Galati
Grupo D: Dínamo Zagreb (4º) 1a7 (2º) Lyon e Ajax (3º) 0a3 (1º) Real Madrid

2 comentários:

  1. Primeiro desafio do Super Quiz, participe:

    http://fcgols.blogspot.com/2011/12/super-quiz-primeiro-desafio-lancado.html

    ResponderExcluir
  2. É raro um clube ser eliminado com dez pontos. O fato se deu principalmente pelo Villarreal não ter roubado pontos de nenhuma equipe. Parece que o City não soube conciliar Champions com Premier. Agora, na Europa League, vai ser mais difícil, porque é o jogo duro e pegado do leste europeu!

    Abraço
    britfoot.blogspot.com

    ResponderExcluir