quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Serra Dourada, Bola Quadrada

Analisando friamente, o jogo entre Brasil e Argentina foi fraco. Mas se analisarmos a partida levando em consideração a grandeza das duas seleções e o que elas representam para o futebol mundial, então o duelo em Goiânia beirou o patético.

Do ponto de vista técnico, muitos valores individuais a se respeitar, sobretudo vestindo amarelo - o fato de o amistoso se restringir aos jogadores que atuam nas ligas argentina e brasileira foi muito mais prejudicial aos hermanos do que a nosotros.

Do ponto de vista tático, é como se o jogo sequer tivesse acontecido. Talvez a dureza dessas palavras se devam por ter, horas antes, assistido a uma ótima partida entre Chelsea e Juventus, pela Liga dos Campeões da Europa, onde o brasileiro Oscar brilhou ao marcar dois gol no empate em 2a2. Mas independentemente do que acontecera em Stamford Bridge, Brasil e Argentina não podem achar que com esse futebolzinho apresentado no estádio Serra Dourada estejam perto da tradição dessas camisas tão respeitadas pelo planeta bola. Pelo contrário: precisam aumentar a exigência em si mesmos para que, até 2014, honrem as cores que trajam. Com esse futebol, é mais um ultraje.

A Argentina não precisou de mais que um único e solitário chute para abrir o placar. O Brasil empatou em lance de bola parada e com impedimento não marcado por um auxiliar que, se não detectou a irregularidade numa jogada como aquela, não tem condições de seguir na profissão. No final, quando alguns já haviam deixado as arquibancadas, um pênalti cometido nos acréscimos deu ao Brasil a virada e a vitória. O "Superclássico das Américas" terá seu jogo de volta em Resistencia, Argentina. Resistência teremos que ter nós, torcedores numa pátria pentacampeã e entregue a uma Confederação que acredita que Mano Menezes, Luiz Felipe Scolari, Muricy Ramalho, Dunga e companhia sejam técnicos de futebol. Desculpem-me, mas diferenças nos currículos à parte, nenhum destes é.

5 comentários:

  1. Soham,

    jogo fraco, chato e ainda conseguiram fazer uma polêmica nos gols brasileiros.

    De bom mesmo só para alegria dos empresarios e dos cofres da CBF.

    BLOG DO CLEBE SOARES
    clrebersoares.blogspot.com

    SOMOS FLAMENGO
    somosflamengo33.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Sohan, também "inspirado" pela pelada com os Argentinos, escrevi sobre esse time que tem ido a campo - esse time, pois seleção brasileira é que não é! Convido-o à leitura: http://borogodofutebolclube.blogspot.com.br/2012/09/o-patriota-idiota-e-o-time-da-cbf.html

    Prazer em conhecer este espaço. Voltarei sempre!

    Um abraço,

    João Sassi - D.T. do Borogodó Futebol Clube

    ResponderExcluir
  3. Tô com você, não creio em nenhum dos treinadores citados. Mesmo com currículos diferentes.
    E fica a pergunta me matutando: quem assumiria essa bagaça? Há 2 aninhos da Copa aqui?

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  4. http://britfoot.blogspot.com/2012/09/bolao-da-premier-league-6.html

    ResponderExcluir