domingo, 10 de fevereiro de 2013

Não Tem Pra Ninguém: É Nigéria Tri Campeã Africana

A Nigéria conquistou hoje seu terceiro troféu na Copa Africana de Nações. Diante de Burkina Faso, conseguiu uma vitória por 1a0 em um golaço de Mba, na minha opinião o mais belo gol de todo o torneio.

A partida teve cara e jeito de uma final. Nigéria, que jogava sua sétima final continental na história, e Burkina, estreante nesse cenário, tiveram maneiras diferentes de reagir. Burkina demorou um pouco mais para "entender" a partida, e acabou vendo os adversários abrindo o placar. Sem conseguir repetir o bom futebol que a levou até o Soccer City lotado, teve dificuldades para construir jogadas que a aproximasse do gol de empate.

O segundo tempo teve dois momentos-chave, que aconteceram praticamente em sequência. Musa, que escorregou sozinho no irregular gramado, desperdiçou chance de finalizar o lance e decretar o título das Super Águias. No contra-ataque, Sanou descolou excelente remate cruzado e... o goleiro Enyeama, incrivelmente, desviou. Evitou o empate na grande defesa da final. Tão grandiosa que a arbitragem marcou posse de bola para a Nigéria.

O texto está mais compacto que o habitual porque o blogueiro está partindo para o carnaval na Sapucaí. Quem também deverá ter um carnaval agitado é o elenco nigeriano. Mas isso é assunto para outros campos.

Ademais, lamento as ausências de Emenike e Traoré, respectivos goleadores de Nigéria e Burkina Faso, ambos contundidos. Quando essas duas seleções se enfrentaram na fase de grupos, o empate em 1a1 teve gols marcados exatamente por eles. Por outro lado, Pitroipa, injustamente expulso na semifinal, jogou - ponto para a organização do torneio. De resto, parabéns para nigerianos e burquinenses.

2 comentários:

  1. Ôpa, tudo bem? Parabéns pelo blog, que continua excelente... voltei a atualizar o meu recentemente, se puder dar uma olhadinha... abraços!

    ResponderExcluir
  2. Veremos o que serão capazes de aprontar já em junho, nas Confederações! Será um belo tira-gosto para o mundial de 2014.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir