domingo, 26 de junho de 2011

Com Ou Sem Luz, A Estrela Brilha: Botafogo 2a1 Grêmio

Com direito a apagão que deixou a partida paralisada por mais de 20 minutos, o Botafogo venceu o Grêmio por 2a1 pela 6ª rodada no Campeonato Brasileiro 2011. Os gols saíram todos no segundo tempo e após o Tricolor Gaúcho ficar com um homem a menos dentro de campo (Fernando foi expulso aos 23 minutos da etapa final): Marcelo Mattos abriu o placar para o Alvinegro aos 31 e, na volta do apagão, Elkeson marcaria o 2º dos donos da casa, com Rafael Marques (ex-Botafogo) descontando para a equipe visitante.

Com 11 pontos ganhos, o Botafogo aparece na 4ª colocação, a quatro pontos do líder São Paulo, que será justamente seu próximo adversário. O Grêmio, que está em 13º lugar com 7 pontos, recebe o lanterna Avaí, que somou apenas 1 ponto nos 6 primeiros jogos disputados.

O jogo

Dominando as ações desde o início de partida, o Botafogo dava sinais de que a qualquer momento abriria o placar no estádio Engenhão. Um chute de Marcelo Mattos aos cinco minutos tinha o endereço do ângulo direito, mas o goleiro Marcelo Grohe fez sua primeira aparição para evitar o gol alvinegro, espalmando em escanteio. Outra grande chance dos donos da casa inaugurarem o marcador deu-se aos 25 minutos, quando o argentino Germán Herrera desviou sutilmente uma bola cruzada rasteira e mandou perto da trave esquerda. Antes disso, o treinador gremista Renato Gaúcho precisou fazer sua primeira substituição, tirando Marquinhos e colocando Róberson - o jogador substituído foi hostilizado pela torcida botafoguense, provavelmente em lembrança da provocação do meia ex-Avaí no jogo de volta pela fase oitavas-de-final na Copa do Brasil desse ano, desencadeando briga generalizada que teve Sebastián "El Loco" Abreu como protagonista.

A maior chance do Grêmio no primeiro tempo - talvez a única da equipe antes do intervalo - ocorreu aos 30 minutos, quando a marcação alvinegra vacilou (Márcio Azevedo não marcava ninguém naquele momento) e a bola chegou em Fernando, que parou em grande defesa do goleiro Renan. Aliás, não estranhem os nomes de Renan e Marcelo Grohe - os titulares Jéfferson e Victor estão com a seleção brasileira convocada por Mano Menezes para a disputa da Copa América, em julho, na Argentina.

O Botafogo seguiu melhor na segunda etapa - embora sem o mesmo domínio exercido nos primeiros minutos de partida - mas foi o Grêmio quem teve uma senhora oportunidade de tirar o zero do placar: aos 18 minutos, William Magrão recebeu em liberdade, avançou e, de frente com Renan, parou em sensacional intervenção do arqueiro alvinegro. Com Cidinho e Caio nos lugares de Éverton e Maicosuel, Caio Júnior gerou insatisfação em muitos torcedores, que provavelmente não entenderam a saída do camisa 7. Mas a entrada de Cidinho foi tão satisfatória que logo a massa alvinegra veria que o Botafogo mudava para melhor com a entrada do ágil meio-campista. Em sua primeira participação efetiva, Cidinho foi derrubado por Fernando, que foi expulso pelo segundo cartão amarelo.

Com um jogador a mais e a torcida empolgada, o Botafogo logo abriria o placar: Elkeson fez jogada individual pela direita, chutou forte e a bola desviou na cabeça de Marcelo Mattos antes de tomar o rumo da rede. 1a0 e muita festa no Engenhão, que recebeu cerca de 14.000 espectadores. Mas o público presente não contava com uma queda de energia, ocorrida no minuto posterior a mais uma jogada interessante de Cidinho, quando o Botafogo pressionava o Grêmio. Cerca de 22 minutos depois do novo intervalo, a partida teve reinício, com um ritmo naturalmente desacelerado em comparação ao momento que antecedeu a paralisação.

Vídeo exclusivo, gravado a partir do setor Norte, mostrando o estádio Olímpico João Havelange às escuras durante o encontro entre Botafogo e Grêmio.

Mas nem um estádio às escuras poderia apagar o brilho da estrela solitária naquela noite de domingo: aos 57 minutos, Elkeson recebeu de Caio e chutou com força para marcar 2a0. O Grêmio se lançou ao ataque basicamente no esquema do "chuveirinho". E foi assim que a equipe visitante quase aprontou uma reviravolta na partida: aos 65 minutos, Rafael Marques conseguiu completar pra rede após cobrança de falta alçada para a área. Mais tarde, os gremistas ainda descolaram duas finalizações da pequena área também em jogadas aéreas, o que deve ter causado calafrios nos botafoguenses. Até porque, ano passado o time vencia o Grêmio por 2a0 até ceder o empate no final. Em 2006, filme parecido, quando também dentro de casa (só que no Maracanã), uma vantagem de 2a0 terminou em empate por 2a2. Mas dessa vez a torcida alvinegra pôde voltar para casa festejando a vitória.

Outros resultados

Sábado

Flamengo 4a1 Atlético Mineiro
Atlético Paranaense 0a2 Bahia
Cruzeiro 2a1 Coritiba

Domingo

Corinthians 5a0 São Paulo
Avaí 0a1 Fluminense
Ceará 2a0 Palmeiras
Internacional 4a1 Figueirense
Atlético Goianiense 0a1 Vasco

Dos 9 jogos disputados pela 6ª rodada no Campeonato Brasileiro nesse final-de-semana, o blogueiro acertou 4 previsões: as vitórias de Cruzeiro, Fluminense, Internacional, e essa do Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário