sábado, 4 de junho de 2011

Fluminense Vence Mas Não Convence

Fluminense e Cruzeiro jogaram num frio e chuvoso estádio do Engenhão para um público de pouco mais de 6.000 espectadores presentes nas arquibancadas. Embora a equipe visitante tenha feito uma partida de maior qualidade que os donos da casa, foi o Tricolor das Laranjeiras quem acabou conseguindo os três pontos: com dois gols do atacante Rafael Moura, o time dirigido por Leomir, auxiliar de Abel Braga, venceu a partida por 2a1. O Fluminense, que havia estreado com derrota, chega a sua segunda vitória na competição enquanto o Cruzeiro soma somente um ponto nessas 3 rodadas.

O jogo

A caminho do estádio - cheguei com bola rolando basicamente devido a um atraso no serviço ferroviário - ouvia pela transmissão radialista que o Fluminense atacava no início de jogo. Do lado de fora, dava para ouvir alguns gritos típicos de quando a jogada passava perto de terminar em gol. Porém, tão logo tive a oportunidade de pôr os olhos no gramado, o que vi foi um Cruzeiro amplamente dominante, conduzido pelo meio-campista Leandro Guerreiro, de longe o melhor jogador em campo.

A bem da verdade, a superioridade cruzeirense - que fazia parecer que o clube mineiro jogava dentro de casa - não chegou a se refletir numa pressão arrebatadora, até porque o Fluminense conseguia afastar o perigo que rondava a sua meta revezando bicões para onde o nariz apontava e pontapés nos adversários (um dos mais desleais foi o cometido por Mariano, que rendeu cartão amarelo ao lateral). E, num lance de bola parada, quiseram os deuses do futebol que a equipe que menos jogava e mais batia abrisse a contagem: foi nos instantes finais do primeiro tempo que Rafael Moura, vulgo "He-Man", mostrou ter a força quando o assunto é cabeceio, mandando pro fundo da rede após levantamento de Deco.

O Cruzeiro voltou do intervalo com duas caras novas: entraram os atacantes Brandão e Anselmo nos lugares de Éverton e Thiago Ribeiro. Gilberto passou a atuar mais aberto pelo flanco esquerdo, mas a apagada atuação desse bom jogador comprometeu a armação de jogadas cruzeirenses, que dependia basicamente de Leandro Guerreiro e do craque argentino Montillo para elaborar jogadas ao trio de frente, que contava com um Wallyson também longe dos seus melhores dias.

Premiado pela postura ofensiva, o Cruzeiro chegou ao empate aos 21 minutos. Após bela troca de passes em velocidade em contra-ataque iniciado por Brandão, Wallyson tocou para Anselmo completar para o gol. 1a1 e festa dos torcedores presentes no setor Norte do estádio.

O gol que reestabelecia a igualdade no placar poderia ser aquela injeção de ânimo que conduziria o Cruzeiro à virada no Rio de Janeiro. Poderia. O que na prática ocorreu foi um Fluminense mais determinado em voltar à frente no marcador. E não demorou a conseguir: aos 26 minutos, um erro de marcação permitiu que Rafael Moura recebesse em liberdade um passe de Valência e chutasse cruzado, marcando seu 2º gol no jogo e igualando-se ao companheiro Fred como goleador tricolor na presente temporada (Fred não atuou pois estava servindo a seleção brasileira, que mais cedo empatou sem gol com a Holanda, em amistoso em Goiânia).

Aos 37 minutos, Deco cobrou uma falta que descaiu e carimbou a parte superior do travessão. As trocas de Darío Conca por Souza, de Rodriguinho por Araújo e de Rafael Moura por Marquinho apontavam qual era a intenção do Fluminense para os minutos finais: povoar o meio-campo com elementos de maior poder de marcação e segurar o resultado do jeito que fosse possível. Embora não fosse o plano tricolor, a partida teve mais emoções nos acréscimos: após lance de bola parada, o Cruzeiro por muito pouco não chegou ao empate após bate-rebate na área do Fluminense. No contra-ataque, quase saiu o que seria o 3º gol do Flu, mas o goleiro Rafael (substituindo Fábio, que estava com a seleção brasileira) conseguiu intervir. Abaixo, vídeo exclusivo dos instantes finais da partida, com uma chance clara de gol para cada lado.

Da próxima vez, pensarei com mais cuidado se ir de trem é a melhor opção. E, em condições climatológicas semelhantes, levarei casaco e guarda-chuva.

Outros resultados

Palmeiras 1a0 Atlético Paranaense
Ceará 2a2 Botafogo
Figueirense 2a0 Atlético Goianiense

As 3ª rodada se completa com 5 jogos no domingo e 1 na quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário