quinta-feira, 30 de junho de 2011

Bem Organizado, Botafogo Volta A Vencer O São Paulo

Com boa atuação coletiva, o Botafogo saiu do estádio do Morumbi com uma vitória por 2a0 sobre o São Paulo, resultado que coloca o Alvinegro na 3ª colocação do Campeonato Brasileiro e o Tricolor na vice-liderança da competição. Foi o 4º triunfo consecutivo da equipe de General Severiano sobre este adversário (além do dramático 3a2, em 22.11.2009, no Rio de Janeiro, houve um 2a1, também no Morumbi, em 16.05.2010, e um 2a0 no Engenhão em 12.09.2010).

O jogo

Se alguém imaginava que a sapecada sofrida para o Corinthians por 5a0 na rodada passada pudesse influenciar na partida de hoje, acertou. A apatia são-paulina era visível, ficando difícil estabelecer até que ponto era displicência do time da casa ou propriamente uma superioridade da equipe visitante, que com a bola nos pés mostrava maior desenvoltura e capacidade de aproximação do gol adversário.

As constantes movimentações de Éverton, Maicosuel, Elkeson e do argentino Germán Herrera causavam reboliço no sistema defensivo tricolor. Mas o primeiro gol do jogo contou ainda com um novo elemento: Somália. O meio-campista, que ora vinha aparecendo no banco de reservas e ora sequer sendo relacionado como suplente, foi escalado como titular devido à suspensão de Marcelo Mattos. E, se por um lado começou a partida dando um passe errado na sua primeira participação, teve a felicidade de iniciar a jogada do gol que abriu o placar: aos 36 minutos, ele roubou a bola, passou para Elkeson e o camisa 9 tratou de arriscar o chute - para infelicidade de Rogério Ceni, que falhou na tentativa de espalmar para fora e não evitou que a bola entrasse no canto esquerdo.

O que estava ruim para o São Paulo ficou ainda pior aos 5 minutos do segundo tempo, quando Luiz Eduardo cometeu pênalti em Maicosuel, após belo passe de Herrera. Coube ao próprio Herrera realizar a cobrança e colocar 2a0 no placar.

Com o revés mais acentuado, Paulo César Carpeggiani promoveu as entradas de Rivaldo e Henrique nos lugares de Ilsinho e Fernandinho. Mas quem estava melhor postado era o time comandado por Caio Júnior, que ainda contou com as entradas de Marcos Vinícius, Caio e Cidinho (saíram Márcio Azevedo, Maicosuel e Éverton) e foi melhor em campo na maior parte do tempo.

Após o término da partida, Rogério Ceni declarou que "essa não é a nossa realidade", salientando que o impacto da contundente derrota para o Corinthians teve efeito na partida diante do Botafogo, assumindo a responsabilidade principalmente pela falha no primeiro gol do jogo. Com um treinador instável no cargo e um elenco aparentemente rachado (vide capitão Ceni rebatendo recente declaração de Dagoberto), o fato é que o São Paulo precisa sacodir essa poeira o quanto antes, ou então será presa fácil para o Flamengo no Rio de Janeiro. Já o Botafogo, que atravessa seu melhor momento desde que trocou Joel Santana por Caio Júnior, tem mais é que comemorar a ascensão de rendimento e de resultado e buscar uma nova vitória na próxima rodada, quando receberá o Atlético Goianiense.

Outros resultados

Vasco 0a3 Cruzeiro
Grêmio 2a2 Avaí
América Mineiro 2a3 Flamengo
Figueirense 2a1 Santos
Bahia 0a1 Corinthians

Jogam nessa quinta-feira: Palmeiras e Atlético Goianiense, Coritiba e Ceará, Fluminense e Atlético Paranaense, e Atlético Mineiro e Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário