sexta-feira, 24 de junho de 2011

Série A 2011: 6ª Rodada E Seus Pitacos

Nesse final-de-semana será disputada a 6ª rodada no Campeonato Brasileiro 2011. Sendo cedo demais para traçar prognósticos mirando a classificação final no torneio (há uma janela de transferências em andamento, o que sugere mudanças nos elencos atuais), vamos então pitaquear a respeito das próximas partidas (o que já é uma tarefa inglória, dado o equilíbrio visto na competição).

Flamengo (8º) e Atlético Mineiro (5º)

O treinador rubronegro Vanderlei Luxemburgo reencontra seu ex-time, o qual deixou ano passado em situação delicada na Série A, perigando rebaixamento. No duelo entre duas equipes que marcaram 9 gols e sofreram 5, resta saber como os donos da casa se comportarão na ausência do volante Williams, figura fundamental na equipe (o meia argentino Darío Bottinelli também cumpre suspensão). Pelo lado atleticano, o zagueiro Leonardo Silva, desfalque na rodada passada, retorna ao time titular. Dá empate.

Atlético Paranaense (19º) e Bahia (14º)

Se fatores extra-campo forem decisivos, o Bahia veste amplo favoritismo para conquistar a vitória na Arena da Baixada. Enquanto o Tricolor festeja a recente primeira vitória na competição (1a0 sobre o atual campeão Fluminense, no Rio de Janeiro), o Atlético vive um "inferno astral" na relação entre torcida e diretoria. Porém, René Simões, treinador do Bahia, comentou sobre a dificuldade que é enfrentar o Atlético em seu estádio, lembrando do último confronto entre essas equipes (5a0 Furacão, pela Copa do Brasil desse ano). Dá empate.

Cruzeiro (18º) e Coritiba (16º)

É a estréia de Joel Santana no comando cruzeirense, após uma passagem de cerca de 14 meses treinando o Botafogo. Pode-se dizer que trata-se de um duelo entre duas equipes querendo novo ânimo na temporada: enquanto o Cruzeiro vem colecionando boas atuações mas resultados incompatíveis com seu desempenho, o Coritiba busca reencontrar as vitórias após um excelente início de temporada, que recebeu uma ducha de água fria com o fracasso na final da Copa do Brasil. Dá Cruzeiro.

Corinthians (3º) e São Paulo (1º)

Como se não bastasse o fato de ser um clássico, Corinthians e São Paulo atravessam momento positivo na temporada: enquanto o Timão está invicto (3 vitórias em 4 jogos), o Tricolor emplaca 100% de aproveitamento nas 5 partidas disputadas. O time do São Paulo me agrada mais que o corinthiano, notadamente observando os talentos individuais de jogadores como Casemiro, Lucas, Rivaldo e Dagoberto. Mas daí a dizer que irão vencer o Corinthians no Pacaembu, são outros quinhentos. Dá empate.

Botafogo (6º) e Grêmio (10º)

Desfalcado do volante Fábio Rochemback (suspenso) e ainda sem utilizar os recém-contratados Gilberto Silva e Miralles, o Grêmio de Renato Gaúcho deverá ir ao Rio de Janeiro para jogar pelo empate. Caio Júnior segue sem contar com o atacante uruguaio Sebastián "El Loco" Abreu (com a delegação uruguaia que disputa a Copa América, na Argentina) e também não terá o goleiro Jéfferson (convocado por Mano Menezes para a competição continental). Além de jogar dentro de casa, vejo o Alvinegro em vantagem do ponto de vista técnico e também tático. Dá Botafogo.

Avaí (20º) e Fluminense (12º)

Na lanterna e com a tenebrosa marca de 13 gols negativos de saldo (foram 17 gols sofridos nesses cinco primeiros jogos), o Avaí recebe o Fluminense em Florianópolis tentando a primeira vitória na competição. O Tricolor, por sua vez, busca o primeiro triunfo após a chegada do treinador Abel Braga, que até aqui soma duas derrotas em duas partidas. E se não vier agora, sabe Deus quando virá. Dá Fluminense.

Ceará (17º) e Palmeiras (2º)

Vágner Mancini conta com o retorno de três atletas que estavam lesionados (o lateral-direito Boiadeiro, o zagueiro Fabrício e o meia Geraldo) e terá como único desfalque para a partida o volante Michel, que segue contundido. O atacante Washington, de contrato renovado, retorna após cumprir suspensão na rodada passada. Do outro lado estará o Palmeiras, vice-líder e invicto na competição, vindo de uma goleada de 5a0 sobre o Avaí e detentor do ataque mais efetivo nessas primeiras cinco rodadas, com média de dois gols por jogo. Dá empate.

Internacional (11º) e Figueirense (4º)

Se ambas as equipes perderam apenas uma vez na competição, por que tamanha diferença na tabela de classificação? É que o Figueirense soma 3 vitórias, para uma do Internacional. O time comandado por Jorginho é aquele que tem as partidas com menor média de gols (o ataque marcou seis e a defesa vazou duas vezes). Portanto, o Inter de Paulo Roberto Falcão - que tem oito gols pró e sete contra - precisa ficar atento aos mínimos detalhes, porque a partida deverá ser decidida nessas condições. Dá Internacional.

Atlético Goianiense (9º) e Vasco (7º)


Se há alguém com uma motivação a mais para essa partida, esse alguém é o treinador Paulo César Gusmão, que foi demitido do Vasco após um horrendo início de temporada na disputa da Taça Guanabara - o pior da história cruzmaltina. Após a queda de PC Gusmão, o Vasco subiu de produção, chegou à final na Taça Rio e foi campeão na Copa do Brasil sob o comando de Ricardo Gomes. Valores individuais, o Vasco tem mais. Então, nesse jogo o blogueiro dará um palpite de teimoso. Dá Atlético Goianiense.

A partida entre Santos (13º) e América Mineiro (15º) foi adiada para 02.07.2011.

2 comentários:

  1. Veja no meu blog os palpites da sexta rodada do Brasileirão.. www.viniciusassumpcao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu só acertei 3 em 9 jogos, que coisa horrivel e você só acertou 4 jogos. Vamos melhorar!

    ResponderExcluir