sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cruzeiro Vira Após "Apagão" Alvinegro No 2º Tempo

O Botafogo recebeu o Cruzeiro no estádio Engenhão para conservar a liderança no Campeonato Brasileiro, fez ótimo primeiro tempo, abriu 2a0 na etapa complementar mas acabou frustrando a pequena torcida que compareceu ao estádio na chuvosa noite de quinta-feira, pois a equipe da casa levou a virada após ter uma flagrante queda de rendimento no jogo.

Oswaldo de Oliveira montou um time leve, usando elementos de boa velocidade para ocupar os lugares dos desfalques da equipe para a partida. O meio-campo com Jádson, Renato, Maicosuel, Andrezinho e Vítor Júnior tinha bastante fluidez e a todo momento conseguia fazer a bola chegar em Herrera. O quarteto de volantes escalado por Celso Roth era envolvido pela rapidez alvinegra e o que se via era um rodízio de faltas cometidas e uma omissão do árbitro gaúcho Fabrício Neves Corrêa, de péssima performance do ponto de vista técnico e disciplinar, apitando o jogo distante do lance da bola e sem o menor critério para marcação de faltas e distribuição de cartões. Ou seja, trágico.

Aos vinte minutos, Vítor Júnior cobrou escanteio pela direita e Amaral, um dos volantes de Roth, cabeceou contra a própria meta, abrindo o placar no Rio de Janeiro. E o jogo só foi para o intervalo com a manutenção do 1a0 porque o Botafogo não aproveitou outras oportunidades de gol, já que a todo momento conseguia rondar a área cruzeirense.

Veio o segundo tempo e com ele uma mudança no panorama de partida. O Cruzeiro melhorou, conseguiu encaixar melhor o seu jogo e a fera Montillo passou a se destacar em campo. O jovem goleiro botafoguense Milton Raphael mostrava segurança quando exigido, o que deve ser valorizado não apenas pelo fato de este ser o 3º goleiro alvinegro (Jéfferson está com a seleção brasileira e Renan, machucado), mas também porque o gramado úmido torna-se traiçoeiro nos remates que chegam quicando. Aos 24 minutos, o Botafogo saiu rapidamente em contra-ataque, com Renato passando para Vítor Júnior e este servindo Herrera, que arrancou e chutou colocado, marcando 2a0 e proporcionando alegria aos botafoguenses.

Só que um jogo que tinha tudo para terminar em vitória foi se complicando em curto intervalo de tempo: justo no momento em que o Cruzeiro mais precisava se expôr, o Botafogo menos soube trabalhar a bola e tirar proveitos dos espaços deixados na defesa. E a pressão cruzeirense era forte: Fabinho acertou a trave, Milton Raphael salvou finalização de Anselmo Ramón e, finalmente, aos 28 minutos o time mineiro conseguiu marcar, através de Anselmo Ramón, de cabeça, aproveitando cruzamento de Mateus. Já no minuto seguinte, foi a vez de Anselmo Ramón cruzar e Éverton mandar pra rede, empatando o jogo.

A torcida cruzeirense presente no setor Sul do estádio fazia a festa e o Botafogo ia mergulhando na apatia de quem sentia o golpe de ceder o empate tão repentinamente. E a virada acabou acontecendo: aos trinta e três minutos, foi marcado pênalti na dividida do goleiro Milton Raphael com Montillo. Wellington Paulista foi pra bola e marcou o terceiro dos visitantes, sendo discreto na comemoração em respeito a um clube pelo qual conserva carinho.

O Alvinegro se mandou ao ataque para tentar o empate, mas naquela altura seu futebol já não era tão envolvente quanto o do primeiro tempo, facilitando o trabalho do sistema defensivo cruzeirense que, mesmo assim, levou alguns sustos.

O Cruzeiro, que entre 2010 e 2011 "aprendeu" a jogar de maneira ofensiva quando agraciado pela presença do técnico Cuca na Toca da Raposa, mostrou-se muito melhor quando Roth "soltou" o time, colocando Éverton, Fabinho e Anselmo Ramón em campo. Resta saber se o treinador atual, conhecido por curtir uma retranca, irá manter-se fiel a um time carregado de volantes ou se tentará reestabelecer no Cruzeiro aquela que parece ser a aptidão de um time que virou o jogo quando passou a focar mais no ataque que na defesa. Já o Botafogo de Oswaldo, se repetisse a performance vista no primeiro tempo, provavelmente estaria, nesse exato momento, na liderança da competição.

2 comentários:

  1. De novo, o Botafogo entregou a paçoca. Quem quiser ganhar este campeonato, precisará ganhar fora. Há anos isso já foi comprovado.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir