terça-feira, 5 de junho de 2012

Eurocopa 2012: Pitacos Para O Grupo B

Como você já deve saber, a Euro 2012 terá início no próximo dia oito e reunirá dezesseis seleções divididas em quatro grupos. Na edição 2008, a Espanha se sagrou campeã do continente de maneira convincente. O que será que os deuses do futebol nos reservarão em solos polonês e ucraniano? Vamos descobrir em breve. No tópico anterior, abordamos o grupo A (Polônia, Grécia, Rússia e República Tcheca). Agora é a vez de adentrarmos no grupo B.

Grupo B: Holanda, Dinamarca, Alemanha e Portugal.

Não é somente o "grupo da morte". É, talvez, o grupo mais forte da história recente do futebol mundial. Faz lembrar aquele grupo da Euro 2008, que contava com Holanda, França, Itália e Romênia. Essa é uma chave que promete emoções e, principalmente, boas partidas de futebol.

Com três goleiros de qualidade, uma defesa experiente, um meio-campo criativo e combativo e um ataque avassalador. É assim que a Holanda de Bert van Marwijk se apresenta para a Eurocopa 2012 e, não por acaso, figura entre as favoritas ao título.

São muitos os jogadores de técnica apurada no selecionado holandês e dá gosto ver atletas como Wesley Sneijder, Arjen Robben e Dirk Kuyt preenchendo os espaços no gramado trajando o mesmo uniforme. Mas, a julgar pela temporada 2011-2, a principal esperança da Laranja no torneio reside no desempenho de Robin van Persie, goleador na Premiership (30 gols com a camisa do Arsenal) e, possivelmente, o atual melhor centroavante do mundo (isso se não considerarmos Lionel Messi um centroavante ou mesmo alguém desse mundo). A estréia será diante da Dinamarca, curiosamente a mesma adversária na estréia pela Copa do Mundo 2010. Pitaco: a Holanda avança de fase.

Com um elenco experiente e um treinador que conhece como poucos o futebol do país, a Dinamarca chega na Euro 2012 como grande zebra no grupo B. E se um time que conta com o talentoso Christian Eriksen, o hábil Dennis Rommedahl e o oportunista Nicklas Bendtner pode ser chamado de zebra, você imagina o quão forte é a chave em questão. No amistoso diante do Brasil, os comandados de Morten Olsen melhoraram de rendimento após as entradas  de Thomas Kahlenberg e Rommedahl, restando saber se o treinador escolherá usá-los entre os onze iniciais. Pitaco: a Dinamarca não se classifica.

Alemanha. Tá aí uma seleção que merece atenção especial. Tradicionalmente uma equipe de futebol truculento e pragmático, usando e abusando da força física para fazer os resultados que a interessavam. Mas, depois que um certo Joachim Löw deu o ar da graça, o jogo apresentado pelos alemães teve uma transformação formidável. Talvez seja atualmente um dos maiores expoentes do futebol-arte, com apresentações encantadoras em pelo menos três partidas no Mundial da África do Sul 2010. Atual vice-campeã continental, a vistosa Alemanha de Löw buscará o título. Mas o caminho não será simples, a começar pelo forte grupo que lhe foi sorteado. Com muitos jovens talentos sob o comando de um treinador dos mais competentes, tudo leva a crer que, independentemente do resultado, a Alemanha fará bonito na Eurocopa. Pitaco: a Alemanha avança de fase.

A seleção portuguesa chega na Euro 2012 sem convencer. Talentos individuais existem - vide Fábio Coentrão, Cristiano Ronaldo e Nani. Mas parece que Paulo Bento segue a linha de seus antecessores em dar muito maior atenção à marcação do que à criação de jogadas, o que vejo como um desperdício de um material humano de qualidade à disposição do treinador. Os últimos três amistosos incluem dois empates sem gol com Polônia e Macedônia e uma derrota por 3a1 para a Turquia. Tem todo o direito de sonhar com algo interessante na competição - a geração portuguesa conta com atletas talentosos -, mas se quiser saber o que eu acho... Pitaco: o Portugal não se classifica.

Na próxima postagem será a vez de analisarmos o grupo C.

7 comentários:

  1. Sem dúvidas é o Grupo mais disputado! Eu aposto em Alemanha e Holanda (mas se a Alemanha jogar do jeito que vêm jogando acho que fica em segundo).


    Comente: http://fcgols.blogspot.com.br/2012/06/hulk-esta-vem-perto-de-ser-vendido-ao.html

    Comente: http://fcgols.blogspot.com.br/2012/06/espanha-vence-china-ingleses-tambem.html

    Comente: http://fcgols.blogspot.com.br/2012/06/brasil-perde-por-2x0-para-selecao.html

    ResponderExcluir
  2. Deseja fazer parte do FC Gols?
    Se sim, me envie seu e-mail. Caso faça parte, você poderia escrever estes pitacos?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Patryck... tudo tranqüilo? Posso escrever lá sim. Se preferir, posso passar para um mesmo tópico os pitacos dos grupos A, B, C e D (estou postando por aqui aos poucos).

      Abraços e obrigado pelo convite.

      Excluir
    2. Qual o seu e-mail para te enviar o convite? Você poderia dar seus pitacos no blog, sobre o futebol brasileiro e internacional. Beleza?

      Me passe o seu e-amil para te convidar.

      Excluir
  3. Põe aqui seu e-mail para enviar o convite. Beleza?

    Você poderia colocar separado, assim como você está colocando no seu blog? Acho assim melhor. Ok?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, posso colocar separadamente.

      Manda para feraedu@gmail.com.

      Abraços.

      Excluir
    2. Se quiser, você pode colocar outros textos depois como o do jogo do Flamengo. Ser tipo um colunista. Aceita?

      Excluir