segunda-feira, 4 de junho de 2012

Eurocopa 2012: Pitacos Para O Grupo A

Antes de mais nada, que fique bem claro que a pessoa que digita esse texto tem profundo apreço pela Eurocopa. Apreço tão grande que é particularmente empolgante falar a respeito desse torneio. Na edição passada, as performances de Espanha, Rússia e Holanda foram altamente benéficas para o futebol mundial no sentido de que essas três seleções apresentaram um jogo ofensivo, envolvente, audacioso. E se deram bem: a Holanda caiu para a Rússia nas quartas (após fazer uma primeira fase sensacional num grupo com Itália, França e Romênia), a Rússia caiu para a Espanha na semi, e a Fúria sagrou-se campeã continental com totais méritos. Isso sem falar na vice-campeã Alemanha, do revolucionário Joachim Low, que transformou uma seleção pragmática em algum esporte parecido com futebol numa equipe encantadora, haja visto a Copa do Mundo 2010.

Agora é hora de conhecer os quatro grupos, cada um deles com quatro selecionados. E, é claro, pitaquear. Por mais perigoso que isso possa ser.

Grupo A: Polônia, Grécia, Rússia e República Tcheca.

Aí está uma chave que não conta com nenhuma potência do futebol europeu na atualidade. Por esse motivo, tudo leva a crer que poloneses, gregos, russos e tchecos disputarão as duas vagas até os últimos minutos da última rodada.

A vantagem polonesa reside no fator campo: por ser um dos países-sede, a seleção comandada por Franciszek Smuda deverá contar com a presença maciça de seus compatriotas nas arquibancadas, o que pode ser um fator positivo para estimular essa limitada seleção a superar seus primeiros oponentes.

O goleiro Wojciech Szczesny, em franca ascensão e hoje titular incontestável no Arsenal, é um dos pontos fortes da equipe. Jakub Blaszczykowski e Robert Lewandowski, jogadores de meio-campo e ataque, respectivamente, também têm qualidade e podem ajudar o time na busca por uma vaga na fase eliminatória. O adversário teoricamente mais fraco será justamente o de estréia, isto é, para se tornar plausível a classificação polonesa, parece fundamental que o time da casa vença os gregos no dia oito. Pitaco: a Polônia não se classifica.

A Grécia, surpreendente campeã na edição 2004, traz para a Euro2012 um selecionado com número considerável de jogadores presentes na última Copa do Mundo. E isso pode ser um diferencial benéfico: a experiência internacional. Os 35 anos do meio-campista Giorgios Karagounis deverão ditar o rimto da meiuca grega, que conta com jogadores como Gekas, Samaras e Salpingidis para colocar a bola na rede. Defensivamente, será um desafio brutal exigir que o português Fernando Costa consiga a mesma consistência alcançada por Otto Rehaggel. Tão brutal que é melhor nem contar com isso. Pitaco: a Grécia não se classifica.

Os russos, que fizeram bonito na edição 2008 quanto comandados pelo holandês Guus Hiddink, voltam para a Eurocopa com outro treinador daquele país: Dick Advocaat. Nomes como os de Andrey Arshavin (sensacional na Euro2008), Marat Izmailov e Yuri Zhirkov dão uma qualidade respeitável ao setor de meio-campo. E, lá na frente, se Roman Pavlyuchenko estiver inspirado, há que se considerar a Rússia como um adversário dos mais perigosos. Pitaco: a Rússia avança de fase.

Fechando o grupo A, temos a República Tcheca, do grande goleiro Petr Cech e do hábil meia Tomás Rosický. Tudo bem, os tchecos não têm nessa geração jogadores como Galasek, Poborsky e Nedved, mas o treinador Michal Bílek pode contar com dois elementos interessantes no ataque: o ótimo Milan Baros e o jovem Tomas Necid. Resta saber se essa espinha-dorsal é sólida o suficiente para conduzir os tchecos às fases seguintes. Pitaco: a República Tcheca avança de fase.

Na próxima postagem, abordaremos o grupo B.

2 comentários:

  1. Deseja fazer parte do FC Gols.
    Se sim, me envie seu e-mail. Caso faça parte, você poderia escrever estes pitacos?

    Abraços.


    Comente: http://fcgols.blogspot.com.br/2012/06/hulk-esta-vem-perto-de-ser-vendido-ao.html

    Comente: http://fcgols.blogspot.com.br/2012/06/espanha-vence-china-ingleses-tambem.html

    Comente: http://fcgols.blogspot.com.br/2012/06/brasil-perde-por-2x0-para-selecao.html

    ResponderExcluir
  2. Acredito que se a Polônia não vencer a Grécia, Rússia passa em primeiro e a Rep. Tcheca em segundo.


    Comente: http://fcgols.blogspot.com.br/2012/06/hulk-esta-vem-perto-de-ser-vendido-ao.html

    Comente: http://fcgols.blogspot.com.br/2012/06/espanha-vence-china-ingleses-tambem.html

    Comente: http://fcgols.blogspot.com.br/2012/06/brasil-perde-por-2x0-para-selecao.html

    ResponderExcluir