quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Oitavas-de-final Na Liga Dos Campeões Da Europa: Duelos E Pitacos

Estão definidos os duelos para a fase oitavas-de-final na Liga dos Campeões da Europa 2012-3.

Partidas de ida agendadas para fevereiro e as de volta marcadas para março. Muita coisa para acontecer de hoje até lá, como por exemplo abertura da janela de transferências, fim do mundo etc.

Mas como nunca é cedo para pitaquear, vamos deixar registrados os palpites para os oito emparelhamentos.

Schalke (ALE) e Galatasaray (TUR)
O momento dos Azuis Reais não é dos melhores. Ao contrário: embora tenha se classificado como líder no grupo do Arsenal, a equipe está caindo pelas tabelas na Bundesliga, já foi eliminada na Copa da Alemanha e inclusive trocou de treinador (Jens Keller assumiu interinamente após a saída de Huub Stevens). O adversário é o Galatasaray, que conta com jogadores experientes no elenco e chegou até aqui como vice-líder no grupo do Manchester United. Comparando nome por nome dos dois times, tudo indica um duelo equilibrado. Se as partidas fossem semana que vem, cravaria classificação turca. Mas, com tanta água pra rolar, acho que o Schalke vai se reencontrar e se fortalecer. Pitaco: dá Schalke.

Juventus (ITA) e Celtic (ESC)
Campeã italiana invicta na temporada passada e atual líder na corrida pelo Scudetto, a Juventus tem todos os motivos para acreditar em sua classificação para a próxima fase. O elenco tem qualidade, a equipe de Antonio Conte é consistente taticamente e o adversário - com todo respeito ao Celtic -, é muito inferior tecnicamente. De toda forma há que se respeitar o time escocês, que na fase de grupos conseguiu a proeza de ganhar um jogo do Barcelona. Pitaco: dá Juventus.

Bayern de Munique (ALE) e Arsenal (ING)
Amantes do futebol arte, eis um confronto obrigatório para se assistir e apreciar. Dois times habituados a jogar valorizando a posse de bola e a frequentar o campo ofensivo, Bayern e Arsenal têm tudo para travar jogos interessantíssimos. A vantagem bávara está na regularidade dos resultados recentes (o Arsenal ainda causa desconfiança devido a tanto sobe e desce ano-após-ano) e também no maior entrosamento da equipe. Quem quer que avance, irá representar bem aquele futebol que dá gosto de assistir. Pitaco: dá Bayern.

Borussia Dortmund (ALE) e Shakhtar Donetsk (UCR)
Líder absoluto e incontestável no grupo mais forte dessa Liga dos Campeões (jogou com Real Madrid, Ajax e Manchester City), o Borussia não somente é favorito diante do Shakhtar como se coloca como respeitável candidato ao título. Mas não deverá ser tarefa simples passar pela equipe de Donetsk, que mostrou-se altamente competitiva na fase de grupos - que o diga o Chelsea, atual campeão europeu e já eliminado. Pitaco: dá Borussia.

Barcelona (ESP) e Milan (ITA)
Dois gigantes da história do futebol se encontrando em momentos diametralmente opostos. O Barcelona segue esbanjando aquele estilo de jogo que encanta e dá resultados, seguido à risca por Tito Vilanova (#AnimoTito). Já o Milan, que perdeu dois elementos importantes no plantel (Thiago Silva e Zlatan Ibrahimovic foram para o Paris Saint-Germain), parece afundar com o seu defensivista treinador Massimiliano Allegri. Pitaco: dá Barcelona.  

Manchester United (ING) e Real Madrid (ESP)
Não é apenas mais um duelo entre dois gigantes europeus. Esse confronto aí tem algo mais. Coloca frente a frente dois treinadores de currículos invejáveis. Coloca o astro Cristiano Ronaldo na rota de seu ex-clube. Vejo fortes indícios de dois jogos altamente táticos e com a possibilidade de o vencedor avançar na base do talento individual de algum de seus jogadores. E talento é coisa que não deverá faltar nas partidas entre essas duas fortes equipes. Pitaco: dá United.

Paris Saint-Germain (FRA) e Valencia (ESP)
Depois de assumir a liderança no Campeonato Francês e a julgar pela força do elenco, não há razões para duvidar que a temporada do PSG terminará com pelo menos um título conquistado. Já o Valencia, sem grandes perspectivas no Campeonato Espanhol, tem na sobrevida continental a maior chance de salvar a temporada. Time por time, é covardia. Resta saber se o Valencia será capaz de medir forças - e talvez até mesmo surpreender - na base do conjunto. Pitaco: dá Paris Saint-Germain.

Málaga (ESP) e Porto (POR)
Em relação à temporada passada, os dois times têm uma coisa em comum: se enfraqueceram tecnicamente. Enquanto o Málaga negociou Santi Cazorla com o Arsenal, o Porto se desfez de Freddy Guarín (foi para a Internazionale) e Hulk (agora no Zenit). De toda forma, as equipes não chegaram por acaso até a fase oitavas-de-final e, principalmente pelo fato de estarem se enfrentando (havia adversários mais difíceis tanto para um quanto para outro), o sonho de seguir em frente na maior competição de clubes do mundo está mais aceso do que nunca. Pitaco: dá Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário